TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO BIOMA - RESGATANDO O COMEÇO, LUTANDO PELO MEIO, EVITANDO O FIM.

Por:   •  23/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

            [pic 1]                                                         [pic 2]                           

Escola Municipal de Ensino Fundamental Avani Teresinha dos Santos

-2017-

PROJETO BIOMA

RESGATANDO O COMEÇO, LUTANDO PELO MEIO, EVITANDO O FIM.

JUSTIFICATIVA


Dentro de ecologia, os biomas são espaços geográficos que apresentam diversos ecossistemas, dentro de certa homogeneidade. São unidade biológica caracterizada pelo clima, a vegetação e o solo específicos. O Brasil apresenta uma variedade de biomas, devido a sua extensão territorial, sobretudo pelos tipos de cobertura vegetal, com uma enorme diversidade de fauna e flora.

Como professores, precisamos orientar  nossos alunos a fazer a devida leitura do mundo em que estamos todos inseridos. Após terem as ferramentas conceituais necessárias para fazerem esta leitura, os estudantes da Escola Avani Teresinha dos Santos poderão tomar uma posição sobre as questões relacionadas ao bioma, e a partir dessa posição, agir como cidadãos e cidadãs para mudarem o que julgarem que está errado. Acreditamos que, urgentemente, a Escola deve impulsionar esta mudança. 

OBJETIVO GERAL

Trabalhar na perspectiva da multidisciplinaridade para o levantamento de aspectos educativo, social, econômico e geográfico, dando ao aluno a oportunidade de explorar leitura e análise de mapas, escrita objetiva, letramento, elaboração de hipóteses e construção de novos conceitos, de vivenciar e de aplicar os conhecimentos que ele aprende na escola em novas situações que lhe permitirão descobrir, compartilhar, refletir sobre sua realidade e a identidade comum dos natubenses e brasileiros. Componentes curriculares envolvidos no projeto: Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, História, Arte, Educação Física, Religião e Inglês  

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  

Conhecer o bioma brasileiro;

Identificar o Bioma e suas características presentes na nossa região.

Despertar o senso de cuidado com o ambiente onde vivemos e aprender a preservá-lo.

Trabalhar em grupos aprendendo a conviver, sabendo se posicionar em relação ao outro, respeitando suas próprias idéias e as dos outros.

Metodologia

O trabalho vai ser realizado durante o primeiro semestre no 6º ao 9° ano da Escola Municipal Avani Teresinha dos Santos, utilizando da interdisciplinaridade para ligar o tema, a todos os  componentes curriculares  do currículo, para tanto será necessário pesquisas, debates, trabalhos em grupo e aula passeio.

Atividades previstas:

Apresentação do projeto para os alunos

Aula viva mostrando os aspectos do bioma brasileiro e regional;

Pesquisa de materiais informativos;

Construção de maquetes;

·Aula de campo para conhecer e vivenciar os aspectos da nossa região.


ATIVIDADES POR COMPOMENTES CURRICULARES

LÍNGUA PORTUGUESA/ HISTÓRIA

Apresentar por meios de gêneros textuais as conseqüências da devastação da natureza pelo homem;
Lendas indígenas: estudar a literatura indígena, mostrando a diversidade das diferentes nações indígenas brasileiras, (história local-autor Edmir Andrade);


Confecção de Folder de propaganda de entidades que protegem o Meio Ambiente.

Pesquisa na internet para elencar algumas entidades, coletar informações e imagens sobre elas, conhecer o que é um Folder e confeccionar um a partir da pesquisa.

CIÊNCIAS/ GEOGRAFIA/ MATEMÁTICA

 Leitura e interpretação de textos sobre o bioma brasileiro e regional, criticando a relação lucro x natureza

Estudo, pesquisa e produção de cartazes, banners e maquetes


 Estudo, pesquisa e produção de painel sobre a localização geográfica dos biomas brasileiros e regional;


-Reconhecer por meio de uma visita  a fauna e flora da nossa região( MATA, MUSEU, PEDRA DO BICO,BICA, BARRAGEM DE NATUBA e a BARRAGEM DE ACAUÃ)

 

- Produção de relato sobre a visita;

 ARTE / RELIGIÃO/ INGLÊS/EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação de danças presentes em nossa região ( xaxado, quadrilha, pastoril....)

REFERENCIAL TEORICO

Biomas Brasileiros

Informações sobre os biomas brasileiros, vegetação, clima, biodiversidade, características principais e localização 

Definição

 

Podemos definir bioma como um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Um bioma é caracterizado por um tipo principal de vegetação (num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma vivem de forma adaptada as condições da natureza (vegetação, chuva, umidade, calor, etc) existentes. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

 

Biomas Brasileiros

 

 

-  Biomas Litorâneos – com um litoral muito extenso, o Brasil possui diversos tipos de biomas nestas áreas. Na região Norte destacam-se as matas de várzea e os mangues no litoral Amazônico. No Nordeste, há a presença de restingas, falésias e mangues. No Sudeste destacam-se a vegetação de mata Atlântica e também os mangues, embora em pouca quantidade. Já no sul do país, temos os costões rochosos e manguezais.

 

-  Caatinga – presente na região do sertão nordestino (clima semi-árido), caracteriza-se por uma vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos. Há também a presença de ervas e cactos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (789.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com