TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar III – Atividade de Autodesenvolvimento. Comece com um fim em mente

Seminário: Projeto Multidisciplinar III – Atividade de Autodesenvolvimento. Comece com um fim em mente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  Seminário  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  352 Visualizações

Projeto Multidisciplinar III – Atividade de Autodesenvolvimento

Aula- tema 03: Comece com um fim em mente.

Analisa-se inicialmente a letra da música “Estudo Errado” que relata as características de uma escola tradicional e conservadora, onde o aluno decora, copia, memoriza e não entende os conteúdos programados e inflexíveis que nada tem a ver com a realidade em que vivem. Nos métodos tradicionais os professores assumem um papel de detentores do saber, com posturas rígidas e sem interesse em interagir com seus alunos, suas avaliações servem somente para rotular, excluindo e não dando atenção às dificuldades, consequentemente os educandos se apresentam de forma passiva, dispersos e sem motivação.

Nota-se, por outro lado, que a aprendizagem baseada em projetos, tema da entrevista “Aprender Sonhando”, tem uma proposta completamente divergente a este ensino conservador, pois como defende Nilbo Nogueira, nela coordenadores, professores e principalmente alunos trabalham juntos, pois a interação é a principal vantagem dos projetos. Neste modelo de aprendizagem o professor é um mediador, facilitador e interage com seus alunos, os alunos por sua vez, tem a oportunidade de confrontar problemas, trabalhando em grupo, discutindo sobre questões atuais que estão relacionadas à realidade onde estes estão inseridos.

Referências:

Aprender sonhando – Nilbo Nogueira (entrevista), disponível em: <http://www.educacional.com.br/entrevistas/entrevista0084.asp>

Estudo Errado - Gabriel O Pensador (Letra da música) disponível em:

<http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66375/>

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2a ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com