TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II): MEIO AMBIENTE

Por:   •  17/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Educacional

Centro de Educação a Distância

Unidade IV

Relatório Parcial I

Curso Superior de Tecnologia em Logística

Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia (PROINTER II)

Aluno: Fernando Briega Santos

RA:

Tutor Presencial:

Tutor a Distancia:

CAMPINAS – SP

2016

Sumário

Introdução

O objetivo desse projeto é analisar o sentido de implantar um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Através de pesquisas, analisarei a empresa Natura, a escolha aconteceu devido a gestão focada na sustentabilidade, o respeito com o meio ambiente e a sociedade.

Relatório Parcial

Indústria de Cosméticos: Natura

        Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos no Brasil (Abihpec), apesar da crise econômica, a indústria de cosmético esta em grande ascensão e com isso o Brasil tem grandes chance de se transformar no segundo maior mercado mundial, ficando apenas atrás dos estados Unidos. Portanto, a escolha da Natura para a realização desse projeto deve-se ao fato de estar entre as maiores empresas no ramo e estar sempre inovando em tecnologia para preservar o meio ambiente.

        Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, iniciou suas atividades contando com uma pequena fabrica e uma loja na vila Mariana em Sã Paulo, logo depois em 1974, passa a vender seus produtos no modelo de venda direta. Desde então vem inovando em tecnologia e pesquisas para oferecer produtos de qualidade para seus clientes, que engloba mulheres, homens e crianças. O sucesso é tanto que em 2004 a Natura abre o seu capital na BM&FBovespa.

        A Natura é líder no mercado, as vendas diretas fortalecem os laços entre clientes e consultoras, a marca está ligada a responsabilidade social e ambiental e conta com um portfolio completo de produtos que atende a todos. Sem duvida uma empresa de grande porte, que se preocupa cada vez mais com seus consumidores e a sustentabilidade do planeta.

        Por outro lado, por se tratar de um segmento que cresce a cada dia, a concorrência esta cada vez maior, dificuldades para atender pequenos pedidos e com isso o atraso na entrega.

Breve Histórico

        Com o passar do temo, dois novos sócios ingressaram na Natura, Guilherme Peirão Leal e Pedro Luiz Barreiros Passos. O sucesso foi tanto, que durante a década de 1980, a receita da empresa cresceu mais de trinta vezes.

        Pensando em reduzir custos, desperdício e uma conscientização sobre a sustentabilidade, em 1983 a Natura foi pioneira em introduzir na indústria de cosméticos, o uso de refil em seus produtos.

        Em 1995, em parceria com a Fundação Abrinq, foi criado o Programa Crer para Ver, onde toda a verba arrecadada com a venda dos produtos é revertida para a instituição, com o objetivo de apoiar a melhoria da qualidade de ensino nas escolas publicas de todo o país.

        Após o reconhecimento de a Empresa do Ano pela revista Exame em 1998, foi criado o instituto Ethos – Empresas e Responsabilidade Social, e com isso mais uma vez inovaram ao adotar o uso sustentável da biodiversidade brasileira como plataforma tecnológica de pesquisa e desenvolvimento. Lançando assim, a linha Natura Ekos.

        A Natura Ekos é uma linha de cuidados pessoais, composta por produtos para banho e pós-banho que buscam na biodiversidade brasileira as matérias-primas que associam suas fórmulas através do aproveitamento de folhas, frutos, amêndoas, sementes e raízes da flora diversificada que o Brasil oferece.

        A Natura utiliza como práticas inovadoras o relacionamento com as comunidades clássicas. Por trás de cada produto da Natura tem uma equipe de cientistas e especialistas dedicados a desenvolver tecnologias que diminuem ao máximo o choque sobre o meio ambiente, solicitam o desenvolvimento sustentável das comunidades fornecedoras de matérias-primas e garantem a melhor experiência sensorial ao consumidor. A esse conjunto de esforços dá-se o nome de Tecnologias Verdes. As tecnologias verdes utilizadas pela Natura Ekos são:

Vegetalização das fórmulas;

        A Natura Ekos trabalha para substituir todas as matérias-primas de origem vegetal. Os ingredientes vegetais são provenientes de fontes renováveis e, logo, sua extração respeita o ritmo de reposição da natureza. Um dos exemplos de vegetalização das fórmulas foi a dos óleos trifásicos, que, em 2007, tiveram todo o óleo derivado do petróleo, não renovável, trocado por óleo de palma.

PET reciclado pós-consumo;

        As embalagens PET da Ekos são feitas de 50% de material reciclado pós-consumo, ou seja, adquirido a partir de vários tipos de embalagens e outros materiais PET, que atingiram o consumidor final, foram descartados, coletados e verificados por instituições recicladoras, dando origem a resinas PET reciclada. A partir daí, com a utilização do PET 50% reciclado pós-consumo nas embalagens da Natura Ekos, anualmente, cerca de 120 toneladas de PET são recicladas e reinseridas na cadeia fértil e 149 toneladas de carbono deixa de ser emitida. Isso significa menos lixo sobre as mudanças do clima.

Plástico Verde;

        O plástico que é usado nas embalagens dos condicionadores e dos refis da linha Natura Ekos, apelidado de Plástico Verde, é feito com tecnologia brasileira, a partir do etanol da cana-de-açúcar, fonte 100% renovável. A escolha pelo uso do Plástico Verde é parte da campanha Carbono Neutro da Natura, que tende reduzir as emissões de carbono tanto dos produtos quanto da cadeia de cultivo, através do uso de materiais sustentáveis, renováveis.

Papel reciclado pós-consumo;

        Em 2011 a Natura Ekos aumentou de 3% para 40% a quantidade de papel reciclado pós-consumo usada na fabricação dos cartuchos que embalam os produtos da linha.

Utilização de refil;

        Uma opção mais econômica para o consumidor, pois custa mais barato que o produto regular e oferece a vantagem de utilizar menos material de embalagem, logo, com afinidade aos produtos regulares representam uma redução no uso de recursos naturais, na emissão de gases de efeito estufa, e na origem de resíduos. É importante lembrar que nas embalagens originais da Natura Ekos podem ser reutilizadas por, no mínimo, cinco vezes.

Uso de rótulo-bula;

        A Natura Ekos usa rótulos-bula, fabricados com um filme plástico autoadesivo que pode ser simplesmente destacável, logo, coopera com o processo de reciclagem de embalagens. Atualmente, a Natura faz pesquisas para fabricar um rótulo que também seja reciclável.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (139 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com