TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paises Com Clima Tropical

Ensaios: Paises Com Clima Tropical. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 2

A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como ápice a faixa de tempo entre os anos de 1880 e 1930. A maior parte dela se concentrou na região do estado de São Paulo.

Os italianos começaram a imigrar em número significativo para o Brasil a partir da década de 1870. A imigração italiana no Brasil ficou marcada por ter vindo, sobretudo, do Norte da Itália. A grande corrente migratória veio do Vêneto, no Nordeste italiano, região outrora com grandes problemas nas zonas rurais. O Brasil e a Argentina foram os únicos países fora da Europa que conseguiram atrair uma migração significativa oriunda do Norte da Itália. As regiões de origem dos imigrantes variaram no decorrer do tempo. Entre 1878 e 1886, praticamente somente chegaram vênetos e lombardos e meridionais ao Brasil. Entre 1887 e 1895 ficou nítida a predominância dos italianos do Norte. A partir de 1893-95 cresceu a participação dos italianos do Sul, que passaram a predominar a partir de 1898. O Brasil foi o destino principal da imigração transoceânica dos habitantes da Emilia-Romagna e da Toscana, entre os anos de 1887 e 1902. Também recebeu 80% da imigração transoceânica oriunda do Vêneto e Friul (mas apenas 20% da sua imigração global).

A religião dos italianos era o catolicismo trazendo elementos italianos para a religião brasileira. Alguns pratos típicos que vieram e ficaram são: o polpettone alla parmigiana, (feito de carne moída, que chega à mesa mergulhado em molho de tomate e coberto por queijo parmesão), a pasta, o risotto, as batatinhas calabresas, o pão italiano com presunto de Parma, além, é claro, da famosa e deliciosa "pizza”. Festas típicas: festa do vinho, são Genaro, são Francisco de Assis, eles também tinham varias danças típicas como a tarantela, quase todos os italianos adultos eram alfabetizados na língua italiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com