TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação E Clima Organizacional: A Importância Da Gestão Do Clima Organizacional

Casos: Motivação E Clima Organizacional: A Importância Da Gestão Do Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  1.234 Visualizações

Página 1 de 2

O clima organizacional corresponde às percepções que os colaboradores possuem da organização, referindo-se às propriedades motivacionais presentes na mesma, influenciando de forma positiva na qualidade e na produtividade do trabalho. Considerando a motivação um ato que tem o intuito de levar a pessoa a fazer algo a partir da exposição de motivos ou causas, podemos considerar que o papel da organização no processo de motivação é extremamente importante, pois é necessário que haja razão para haver a motivação, e é nesse momento que a filosofia, as metas e os objetivos da empresa entram como fatores motivacionais. Esses fatores motivacionais são percebidos pelos membros através da percepção que os mesmo têm da organização, ou seja, da percepção do clima organizacional.

Dessa forma, as utilizações de ferramentas de monitoramento do clima organizacional tornam-se importantes por ajudarem a elevar o nível de satisfação dos colaboradores, assim, estes se sentem ouvidos, respeitados e, principalmente, participantes da melhoria da empresa. Um exemplo de ferramenta que auxilia na gestão do clima organizacional é a Pesquisa de Clima, que identifica fatores relevantes na interação do indivíduo com a organização a partir do mapeamento dos motivos e expectativas individuais, fazendo com que a organização avalie o grau dessas expectativas que podem ser atendidas pela empresa. Porém, apenas utilizar ferramentas de clima organizacional não garante a motivação dos funcionários, é necessário gerir o clima de forma a sanar os problemas identificados e mostrar à organização que suas insatisfações são atendidas. Com isso, podemos considerar essa ferramenta como um meio para que a alta gerência melhore o ambiente de trabalho e consequentemente, aumente a produtividade da organização.

Tendo isso em vista, é de extrema importância à gestão do clima organizacional para manter a motivação dos colaboradores, e consequente maior produtividade da organização, pois aspectos positivos no clima irão gerar ações prosaicas por parte dos funcionários, da mesma forma que aspectos negativos no clima criarão ações contrárias de seus integrantes na organização.

Maria Júlia Mazorche

Analista de Gestão de Pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com