TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Clima Organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Clima Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2012  •  1.862 Palavras (8 Páginas)  •  940 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, MODALIDADE À DISTANCIA

Hulha Negra, 2012.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO....................................................................................................... 3

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA........................................................................ 4

3. ENTREVISTA COM O GESTOR........................................................................... 5

4. APRESENTAÇÃO DOS GRÁFICOS.................................................................... 7

5. RELAÇÃO DO PERFIL SÓCIOECONÔMICO COM OS OBJETIVOS DA EMPRESA................................................................................................................ 29

6. CONCLUSÃO E SUGESTÃO DE MELHORIAS................................................. 29

7. REFERÊNCIAS.................................................................................................... 30

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido durante o curso de administração (modalidade a distância), na disciplina de Seminário Temático l l l . No mesmo estão relacionados os conhecimentos adquiridos anteriormente nas disciplinas de Estatística e Psicologia Organizacional e estudos sobre Clima organizacional.

O trabalho foi desenvolvido no ambiente interno de uma organização comercial, com o objetivo de analisar o clima organizacional. “Clima organizacional é o reflexo do estado de ânimo ou do grau de satisfação dos funcionários.” Ricardo Silveira Luz - 1996.

Foi realizada uma pesquisa na qual a forma de coleta de dados utilizada foi o censo, e os dados foram primários. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário. Este distribuído a todos colaboradores, após uma explicação feita pelo grupo, no que consistia o mesmo e qual o objetivo. Também foi realizada uma entrevista com o gestor da organização, na qual ele respondeu a dezessete perguntas sobre as variáveis que afetam a clima organizacional, descritas por Ricardo Luz, 1996. Essas mesmas variáveis compunham o questionário dos colaboradores, sendo também foi avaliado o perfil socioeconômico.

Em seguida, foi realizado a estatística dos dados coletados, relacionado o perfil socioeconômico dos colaboradores com a visão do gestor. Seguindo para última parte onde foi apresentado ao gestor a análise do clima organizacional, e oferecido sugestões de melhorias para a organização. Na busca de ações estratégicas visando a melhoria do clima organizacional, segundo as perspectivas dos colaboradores, para conseqüente melhora no resultado da empresa.

2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

• Razão social: Revelante e Cia Ltda ( O Sacolão )

• CNPJ: 04.954.714/ 0001-90

• Endereço: Rua Francisco Assis do Pinho, 199, Bairro Dario Lassance, Candiota (RS)

• Atividade: Comércio varejista

• Forma de Propriedade: Sociedade Limitada

• Tamanho da Organização: Única loja

• Negócio da organização: Venda no varejo

• Produtos e Serviços: Venda de gêneros alimentícios, produtos de limpeza, higiene pessoal, utensílios domésticos, alimentação animal e serviço de entrega de compras.

O Supermercado atende seus clientes a mais de dez anos, com um quadro de quinze funcionários, sendo que são oito funcionários no caixa, quatro operadores e quatro empacotadores, dois funcionários no açougue, dois funcionários na padaria, um funcionário no setor de hortifrutigranjeiros, um entregador, um gerente e um que atua no setor financeiro.

3. ENTREVISTA COM O GESTOR

Entrevista não estruturada com o gerente do Supermercado, O Sacolão, Senhor Diogo Revelante, onde foram respondidas dezessete perguntas sobre as variáveis descritas por Luz (1996) que afetam o clima organizacional e uma pergunta livre, também sobre o tema, conforme seguem em seqüência.

Supervisão: O gerente possui um supervisor para todos os departamentos da loja, ao qual delega orientações de como proceder.

Salário: O gerente paga o salário da classe de acordo com o sindicato, para cada função.

Pagamento: É realizado até o 5º dia útil, segundo Diogo não existe grande preocupação com a folha de pagamento que gira em torno de R$ 15.0000,00, pois o funcionário apresenta um bom rendimento, fazendo jus ao pagamento.

Benefícios: É pago um premio em dinheiro ao funcionário destaque do mês, além disso é concedido folga aos mesmos conforme bom desempenho, a empresa não possui plano de saúde.

Condições Físicas de trabalho: Investe bastante, procurando estar sempre modernizando, trazendo novas ferramentas que facilitam o trabalho dos colaboradores, veículos novos são usados nas entregas, para garantir melhor segurança e conforto ao motorista. O mesmo diz não ter aderido a nem um programa sobre segurança ou qualidade de vida no trabalho, apenas faz investimentos físicos.

Disciplina: Diz não ser muito rígido quanto às normas da empresa, pois o que realmente prioriza é o bom atendimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com