TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pantanal

Resenha: Pantanal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/7/2014  •  Resenha  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

Economia

Desde meados dos anos 70, intensificou- se no Pantanal a economia agropecuária, se tornado importante produtor de carne, não sendo prejudicial ao ambiente. A imprevisibilidade das grandes enchentes limita o tamanho dos rebanhos e os mantém dentro dos limites de uma economia ecologicamente sustentável. Além dos poucos cervídeos, os bois Nelores não são competidores da fauna original, se tornando parte integral da paisagem pantaneira.

As culturas de arroz, cana-de-açúcar e soja prejudicam o meio ambiente pantaneiro. Barragens, canais e aterros que drenam terrenos para a agricultura, além do desmatamento do cerrado, levam ao assoreamento de rios, como o Taquari e interferiram na piracema.

O turismo também tem se desenvolvido muito na região. Atraídos pelas belezas do Pantanal, turistas brasileiros e estrangeiros tem comparecido cada vez mais, gerando renda e empregos no Pantanal. A região é muito bem servida em hotéis, pousadas e outros serviços turísticos.

http://www.maiaexpeditions.com/port/interna.php?id=45

Fauna

O Pantanal é sinônimo de bicho.

Considerado um dos maiores centros de reprodução das Américas, quase toda fauna brasileira está representada nesta região. As aves são um espetáculo à parte, com uma infinidade de cores exclusivas do universo pantaneiro. O tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é avistado livremente, podendo chegar a 2 metros de comprimento com suas asas abertas. As garças promovem revoadas, as capivaras passam em bandos e os numerosos jacarés, ficam à espreita, ao redor das lagoas dentro d água. O cor-de-rosa dos colhereiros, as araras-azuis- grandes os biguás e a esperança de ver uma onça-pintada ou uma sucuri refletem a diversidade única do Pantanal.

A fauna do Pantanal é riquíssima em aves, mamíferos, peixes e insetos, com algumas espécies que estão na lista de extinção como a ariranha, a arara-azul e o jabuti do cerrado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com