TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Percursores Da Economia

Artigo: Percursores Da Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  532 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Precursores da Teoria Econômica

Exite um consenso de que a teoria econômica, de forma sistematizada, iniciou-se quando foi publicado a obra de Adam Smith A riqueza das nações, em1776. Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia, aparecem no trabalho de Aristóteles, que aparentemente foi quem deu inicio ao termo economia (aikonomía) em seus estudos sobre a administração privada e sobre finanças públicas. Também encontramos algumas considerações de ordem econômica nos escritos de Platão e Xenofone.

Mercantilismo

A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Recebe este nome pelo conjuntos de práticas econômicas desenvolvido na Europa na Idade Moderna.

O Mercantilismo se constituiu numa série de medidas para unificar o mercado interno, e teve como finalidade a formação de fortes Estados- Nacionais. O mesmo tinha algumas preocupações sobre a acumulação de riquezas de uma nação; e para a consecução dos objetivos mercantilistas, todos os outros interesses deviam ser relegados a segundo plano: a econômica local tinha que se transformar em nacional, e o lucro individual desaparecer quando assim conviesse ao fortalecimento do poder nacional.

Também era considerado forte aquele que tinha um grande estoque de metais preciosos, os três modelos principais eram o metalismo, a balança comercial favorável, o pacto colonial e o protecionismo.

Teorias Clássicas

A econômica clássica surgiu após a publicação do Livro A Riqueza Das Nações de Adam Smith em 1776, que relatava sobre leis de mercado e aspectos monetários, onde menciona recomendações políticas. A Teoria centra suas reflexões nas transformações do processo produtivo, trazidas pela Revolução industrial. Adam afirma que não é a prata ou o ouro que determina a prosperidade de uma nação, mas sim o trabalho humano.

Os clássicos defendem o liberalismo e elaboram o conceito de racionalidade econômica, no qual o indivíduo deve satisfazer suas necessidades sem se preocupar com o bem- estar coletivo. Essa busca egoísta e competitiva, no entanto, estaria na origem de todo o bem público porque qualquer intervenção nessas leis naturais do comportamento humano bloquearia o desenvolvimento das forças produtivas.

Neoclássica

É uma expressão genérica utilizada para designar diversas correntes do pensamento econômico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e demanda dos mercados.

A Teoria Neoclássica se preocupa mais com o raciocínio matemático, para que se conduza á estabilidade econômica.

Keynesiana

É a teoria econômica consolidada pelo economista inglês John Maynard Keynes, que consiste numa organização político- econômico, que são opostas ás concepções neoliberalistas.

Tais teorias tiveram uma enorme influência na renovação da economia clássica e na reformulação da política de livre mercado.

Econômia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com