TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas De Geologia

Exames: Perguntas De Geologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 4

3.A composição química de um magma é convencionalmente expressa em termos de elementos maiores, menores e traços. Os elementos maiores e menores são expressos como óxidos: SiO2, Al2O3, FeO, Fe2O3, CaO, MgO e Na2O (elementos maiores); K2O, TiO2, MnO e P2O5 (elementos menores). Elementos maiores são, por definição, aqueles com abundâncias acima de 1% em massa, ao passo que elementos menores são aqueles entre 0,1 e 1% da massa. Alguns elementos, tais como o Potássio (K) e o Titânio (Ti) estão presentes como elementos de abundância menor em algumas rochas, mas podem atingir proporções de elementos maiores em outras. Abaixo de 0,1% de massa, entra-se no domínio dos elementos traço, sendo que a concentração desses elementos é convencionalmente expressa em termos de ppm (partes por milhão). Os principais elementos traços presentes no magma são: V, Cr, Ni, Rb, Sr, Y, Zr, Nb, Ba, La, Ce, Nd, Sm, Eu, Gd, Tb, Yb, Lu, Ta, Hf, Th e U. Diversos óxidos e elementos voláteis (os gases) podem ser adicionados a esta lista, entre os quais se destacam o H2O, o CO2, o SO2, o Cl e o F.

Magmas de origem crustal (riolíticos, dacíticos ou andesíticos) são ricos em O, Si, Al, Na, K e H, enquanto que magmas gerados no manto terrestre (basálticos) são mais ricos em O, Si, Al, Ca, Mg e Fe. Magmas carbonatíticos (que contém mais de 50% de carbonatos) também são gerados no manto terrestre.

4São fenômenos magmáticos que ocorrem nas regiões profundas da crosta terrestre. O termo plutonismo deriva-se de Plutão, deus dos infernos, da mitologia greco-romana. A rocha preexistente que encerra o corpo magmática denomina-se rocha encaixante. O magma ao penetrar na crosta terrestre, não conseguiu rompê-la, tendo ficado preso, retido nas profundezas, onde se deu a sua consolidação. As rochas derivadas da consolidação do magma internamente ,são designadas de rochas intrusivas, abissais ou plutônicas. É dado a designação de plúton aos corpos de rochas magmáticas consolidadas em regiões profundas da crosta.

5Rocha preexistente, que envolve determinada massa rochosa ígnea, formada posteriormente. As rochas encaixantes libertadas durante uma erupção vulcânica são denominadas xenólitos. Num processo de assimilação magmática, o magma pode reagir com as rochas encaixantes por onde vai passando, provocando a sua fusão.

6. Corpos plutônicos concordantes são aqueles que concordam que obedece a configuração das encaixantes, adquirindo então uma forma determinada pela disposição de outras rochas. Seus bordos ou contatos são paralelos a estratificação ou xistosidade das encaixantes, não truncando a estrutura geral destas rochas. As formas concordantes mais comuns são:

Soleiras ou Sills - São corpos extensos, pouco espessos de forma tabular quando vistos em corte. Estes corpos foram formados a partir de um magma de baixa viscosidade, o qual pode se intrometer entre pIanos da rocha encaixante.

Lacólitos – São corpos plano-convexos, lenticulares (não tem continuidade horizontal) que se assemelham a cogumelos. São relacionados a magma muito viscosos, que por se escoarem com dificuldade, se acumulam próximo a fonte provocando um arqueamento das rochas sobrejacentes.

Lopolitos e Facólitos – São corpos lenticulares associados a rochas dobradas. Os lopólitos se associam a sinclinais (dobras que tem a concavidade voltada para cima) adquirindo uma forma similar it de uma bacia. Os facólitos se associam a anticlinais (dobras que tem a sua concavidade voltada para baixo) e adquire configuração similar a de uma sela.

7 Lacólitos – São corpos plano-convexos, lenticulares (não tem continuidade horizontal) que se assemelham a cogumelos. São relacionados a magma muito viscosos, que por se escoarem com dificuldade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com