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Planejamento Urbano

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Por:   •  19/11/2014  •  1.491 Palavras (6 Páginas)  •  289 Visualizações

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Introdução

O Movimento Moderno traz a modernidade à arquitetura e urbanismo,

formulando um novo estatuto da forma de edifícios e cidades, no qual tenta

unificar a arte, a funcionalidade e a técnica - o fruir, o usufruir e o construir - em

atendimento às demandas sociais. Dessa articulação a grande narrativa

arquitetônica do Século XX, que é o chamado Estilo Internacional,

posteriormente apropriado pela especulação imobiliária.

Na segunda metade do Século XX as propostas modernistas começam a se

esgotar, pois não dão conta da problemática colocada pela sociedade pósindustrial. A crítica à arquitetura moderna centra o foco na forma, que não mais

responderia às demandas contemporâneas. A arquitetura vive, então, um novo

ecletismo, num fascinante jogo de aparências, o qual se manifesta através de

diversas tendências, dentre as quais destacam-se: o pós-modernismo

historicista, que revive aparências do passado e volta aos simulacros; o hightech, que é a

extrema estetização do construir e o desconstrutivismo, que é

uma tentativa de dar autonomia ao repertório formal modernista.

Aspectos Gerais

A adaptabilidade dos espaços interiores e, a qualidade planimétrica da casa, a

torna singular em cada nível. A residência Rietveld Schröder é marcada pelo

uso de cores primárias e idéias puras,inspirações nas criações de Mondrian

buscam o universal. Abstração, precisão, geometria, pureza artística e

rigidez.

No livro Historia Critica da Arquitetura Moderna - Kenneth Frampton “Sob

muitos aspectos, essa casa, construída na extremidade de uma terraço do

século XIX, era uma realização dos Naar een beeldende architectuur

[Dezesseis pontos de uma arquitetura plástica] de Van Doesburg,publicado na

época da conclusão da casa. A casa estava de acordo com os ditames do

arquiteto, pois era elementar; econômica e funcional; não-monumental e

dinâmica; anticúbica em sua forma e antidecorativa em sua cor. Seu principal

nível habitacional no andar superior, com sua “ planta transformável” aberta,

exemplificava, apesar de sua construção tradicional em alvenaria e madeira,

seu postulado de uma arquitetura dinâmica liberada do empecilho de paredes

estruturais e das restrições impostas por aberturas. “

O particular da residência é a investida radical, o uso do espaço e a pureza de

seus conceitos e ideias; visíveis na qualidade de transformação de espaços

equilibrados, com planos independentes Rietveld deu um novo significado

espacial às linhas retas e planos retangulares dos elementos estruturais: lajes,

pilares e vigas assumem usos inusitados criando espaços e funções diferentes.

“A nova arquitetura é anticúbica, ou seja, não tenta congelar as diferentes

células espaciais funcionais em um cubo fechado. Pelo contrário, lança-as (e

faz o mesmo com planos salientes, volumes de sacadas, etc.) centrifugamente,

a partir do núcleo do cubo. E, por esses meios, altura, largura,profundidade e

tempo (isto é, uma dimensão quadridimensional imaginária), aproxima-se de

uma expressão plástica totalmente nova nos espaços abertos.

O Barroco e Iluminismo

O sistema barroco havia funcionado como uma espécie de dupla interseção

constatará frequentemente com jardins racionalizados fachadas decoradas

com motivos vegetais, por sua vez de estilo inglês em que a intervenção do

homem devia permanecer invisível era destinado a oferecer intencionalidade a

natureza as casas construídas por Morris ou Adam manifestavam a vontade do

home isolando a razão humana a interpenetração barroca de homem,e

natureza é substituída por separação distanciando homem e natureza essa

atitude serviu como base compensatória diante da natureza casas e parques

tentam uma reconciliação para conservação do entorno intocado uma mudança

radical entre homem e natureza.a primeira foi o súbito aumento da capacidade

humana em exercer controle sobre a natureza.

Segunda foi a mudança fundamental na natureza da consciência humana.

Enquanto as mudanças tecnológicas levaram a uma infra estrutura e a

exploração de uma maior capacidade produtiva. A mudança de consciência

humana produzia novas categorias de conhecimento e um modo historicista de

pensamento. Reflexivo o bastante para questionar a própria identidade.

Extensas obras rodoviárias e hidroviárias do século XVII E XVIII de origem a

novas instituições técnicas como Ècole Des Ponts El Chaussees,fundada em

1747 a outra levou ao surgimento das disciplinas humanistas do iluminismo.o

excesso de elaboração da linguagem arquitetônicas nos interiores rococós do

antigo

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