TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Aula: Fontes De Energia

Ensaios: Plano De Aula: Fontes De Energia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  2.432 Visualizações

Página 1 de 2

Conteúdo: Fontes de Energia.

Objetivo:

• Ampliar os conhecimentos dos alunos sobre os vários tipos de energia

Recursos:

• Aula expositiva, caderno do aluno, quadro e giz, entre outros.

Encaminhamento metodológico:

O que há em comum entre um chuveiro derramando água quente, um forno de micro-ondas estourando um saco de pipocas, um carro andando em uma estrada e um laptop, no qual se está jogando um videogame? Esses e outros exemplos irão iniciar as discussões aqui propostas. Como é que esses aparelhos funcionam?

Será utilizado tais questões como estratégia para uma primeira roda conversa e promoção de um debate, estimulando que os alunos se manifestem sobre o tema. Eles devem perceber que os mais diversos eletrodomésticos, carros, computadores, etc. só funcionam à base de energia.

Propor aos estudantes que preparem uma lista com os aparelhos que eles utilizam diariamente e que consomem energia. Estes serão registrados no quadro de giz para que fique evidente a grande variedade de objetos mencionados.

Destacar a importância e versatilidade da energia elétrica, produzida de diferentes maneiras.

Extrapolar essa reflexão para as atividades que realizamos em nosso dia a dia. Oferecer exemplos e instigue-os a apresentarem outros. Ler antes de dormir seria possível sem que tivéssemos uma lâmpada acesa? Assim, fica mais fácil perceber que a maior parte das atividades que realizamos também demanda energia.

Podemos dizer de modo bastante simples que a energia é aquilo que coloca as coisas em funcionamento ou movimento. Explicar por exemplo, que o próprio corpo humano, para funcionar, necessita de energia, que é fornecida por meio do processamento dos alimentos que ingerimos. Dizemos, portanto, que os alimentos são a fonte de energia para nosso corpo. Mas quais são as fontes de energia para os objetos que usamos? Questionar: qual a procedência da energia que usam? Como ela é produzida? Quais os impactos dessa produção?

Essa primeira conversa deverá ser feita por etapas, acrescentando-se os elementos que tornam paulatinamente a discussão mais complexa. Ela ajuda a despertar o interesse pelo tema e colabora para verificar quais os conhecimentos que os alunos já trazem sobre os assuntos. Reiterar-se a importância de fazer apontamentos no quadro de giz, de modo a sintetizar as discussões, evidenciando as relações entre aquilo que está sendo dito. Pedir aos alunos que também façam registros em seus cadernos, pois eles utilizarão esse material em outras atividades. Anotar também aquilo em que percebeu os alunos encontrarem maiores dificuldades e que necessitará de aprofundamento. Isso servirá de ponto de partida para o trabalho a seguir.

.

Avaliação:

• A avaliação acontecerá durante todo o processo, considerando participação, desempenho e colaboração dos alunos na atividade proposta.

Referências:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com