TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que aprender é tão importante para o ser humano?

Por:   •  24/8/2023  •  Dissertação  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 9

PSCICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

                                                       Nome:  Benedita da Guia de Lima

1) Por que aprender é tão importante para o ser humano?

 Precisamos aprender praticamente tudo; vestir, comer, andar, falar, etc. A lista de reações apreendida no ser humano é quase interminável e nela poderiam ser incluídos como exemplos o comportamento de dar” bom dia”, andar de bicicleta, a gostar de pudim, atitudes raciais, preconceituosa, as ideias, de vidas e etc. Começamos a aprender antes mesmo de nascer, e continuarmos fazê-lo até a morte. É a capacidade de aprender que torna possível a gerações tirar proveito das experiências e descobertas das gerações anteriores, acrescentar sua própria contribuição e, assim, promover o progresso. Apesar disto, é um engano pensar que a aprendizagem leva invariavelmente a um crescimento pessoal social. Não aprendemos somente os comportamentos que nos tornaram melhores, mas capazes ou mais felizes, também aprendemos o comportamento inútil ou prejudiciais, como fumar ou ingerir drogas.

 

2) Qual a distinção entre comportamento aprendido e Instintivo? Comentar a respeito Da validade da distinção.

 O comportamento instintivo é concebido com aquele comportamento complexo, universal e uniforme em cada espécie de aparecimento súbito, não requerendo treinamento ou aprendizagem prévia e tendo o valor de sobrevivência ou comportamento aprendido, e o comportamento adquirido independente da Hereditariedade do comportamento instintivo. O comportamento instintivo é aquilo que já nascemos sabendo, como por exemplo, um recém-nascido que sai do útero chorando. Portanto, essa resposta para a fome, o medo ou desconforto é pré-determinado. Ações corporais básicas, como mastigação deglutição ou reagir a dor física são instintivas também. Já o comportamento aprendido ocorre quando alguém desenvolve novas habilidades, ao melhorar em uma habilidade que pode já existir instintivamente.

3) O que se entende por “aprendizagem”? Explicar a resposta.

Para mim, a aprendizagem é tudo aquilo que aprendemos no decorrer da vida seja ela boa ou ruim, seja aquela que já nascemos sabendo ou aquela que aprendemos, pois, cada indivíduo tem a capacidade de aprender de adquirir algum tipo de conhecimento. Adquirimos o conhecimento em todas as etapas da nossa vida, seja aqueles que estão buscando conhecimento, ou aqueles que deixa tudo acontecer na hora certa, mas na verdade estamos a todo momento no processo de aprendizagem. Vivemos o processo de aprendizagem seja na sala de aula, na vida pessoal, na família ou etc.

4) como se processa a aprendizagem por condicionamento simples? Ilustrar a resposta com um exemplo.

No condicionamento simples o processo de aprendizagem ocorre mediante a associação de um estímulo inicial (exemplo cheiro de comida) que provoca no organismo uma resposta Incondicionada Regular mensurável (por exemplo, a salivação), Como um evento neutro que não provocava a resposta antes do condicionamento. É provavelmente o condicionamento o responsável por muitos de nossos gostos, temores, simpatias ou antipatias, aparentemente irracionais, pois o condicionamento ocorre em grande parte sem que O aprendiz, tome consciência do processo. É uma aprendizagem que ocorre através de associação entre o estímulo ambiental e um estímulo natural.

É importante ter em mente que o condicionamento clássico implica colocar um estímulo neutro antes de um reflexo natural. No experimento clássico de Pavlov, realizado com cachorros, o estímulo neutro era o som de um sino, e o reflexo natural era a salivação em resposta à comida. Ao associar o estímulo neutro com o estímulo ambiental (apresentação de alimentos), o som do sino (estímulo condicionado) poderia produzir a resposta de salivação.

 

5) Explicar os processos de extinção e de generalização da resposta aprendida por condicionamento clássico.

A extinção de um comportamento aprendido por condicionamento Simples, se dá quando o E C for dissociado do E N C. Pode-se perceber a importância na vida humana, do efeito de centenas de associações, incidentais de centenas de condicionamento em suas generalizações. Sentimento positivo proveniente de uma atmosfera geral do lar da escola podem se generalizar a ponto de conceber se as pessoas com boas e amigas. E ponto de promover a auto-aceitação e o otimismo. O contrário se daria a partir de uma atmosfera geral promovedora de sentimentos negativos.

A generalização do estímulo é a tendência do estímulo condicionado a evocar respostas similares depois de a resposta já ter sido condicionada.

6) o que é “condicionamento operante”? Em que aspecto difere do condicionamento simples?

se trata de uma forma de aprendizagem que se vale do reforço e da punição do seu funcionamento. O condicionamento operante é um método de aprendizado que entrega recompensas e punições para o comportamento. Por meio do condicionamento operante, é feito uma associação entre um comportamento e uma consequência (seja negativa ou positiva) desse comportamento. O que caracteriza o condicionamento operante é, pois, que o reforço na ocorre, simultaneamente ou procedente, a resposta como condicionamento clássico, mas sim aparece depois dela. A aprendizagem não constitui numa substituição de estímulo (como condicionamento clássico) mas sim numa modificação de frequência da resposta.

No condicionamento simples, a associação não pode ser controlada. Já no condicionamento operante, a associação entre o comportamento e a consequência é memorizada.

7) dar exemplos de aprendizagem por condicionamento operante que ilustrem cada um dos tipos de reforços.

O condicionamento operante se baseia em uma premissa bastante simples, ações que são seguidas por reforço serão reforçadas e tem mais probabilidade de ocorrer novamente no futuro. Se você contar uma história engraçada na classe e todo mundo rir, provavelmente você vai ser mais propenso a contar essa história de novo no futuro.

Se você levantar a mão para fazer uma pergunta e seu professor elogiar seu comportamento educado, é mais provável que você levante a mão na próxima vez que tiver uma pergunta ou comentário. Como o comportamento foi seguido por reforço ou um resultado desejável, a ação anterior é fortalecida. Por outro lado, ações que resultam em punição ou consequências indesejáveis serão enfraquecidas e menos prováveis de ocorrer novamente no futuro. Se você contar a mesma história novamente em outra aula, mas ninguém rir desta vez, será menos provável que você repita a história novamente no futuro. Se você gritar uma resposta na aula e seu professor o repreender, é menos provável que você interrompa a aula novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com