TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Por que aprender tão importante para uma pessoa?

Tese: Por que aprender tão importante para uma pessoa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  1.153 Visualizações

Página 1 de 3

1. Por que aprender é tão importante para o ser humano?

Aprender é importante para o ser humano, pois esse não mais dispõe de um número elevado de comportamentos inatos, fixos e invariáveis, ou seja, de comportamentos instintivos, uma vez que é a espécie animal mais evoluída. Dessa forma, o homem depende da aprendizagem para sobreviver, tendo em vista que precisa aprende a se vestir, comer, andar, falar, etc.

2. Qual a distinção entre comportamento aprendido e instintivo? Comentar a respeito da validade da distinção.

O comportamento instintivo é o caracterizado como o comportamento complexo, universal, uniforme para cada espécie, que aparece subitamente, não necessitando de treinamento ou aprendizagem anterior e está relacionado com a sobrevivência. Já o comportamento aprendido não é inato ao individuo, ela depende de alguma aprendizagem antecedente, altera o comportamento do individuo e são relativamente duradouras.

3. O que se entende por aprendizagem? Explicar resposta.

A aprendizagem é constatada e estudada indiretamente, através do comportamento. Podemos caracterizá-la como qualquer mudança relativamente permanente na conduta, e que resulta de experiência ou prática anterior. Ou seja, quando o individuo aprende alguma coisa, seu comportamento se altera em algum aspecto, mesmo que a mudança não se evidencie imediatamente, essas mudanças serão relativamente duradoras, porém isso não quer dizer que elas serão permanentes e dependem de uma experiência anterior para que desta forma possa se eliminar os comportamentos provenientes da maturação ou tendências inatas de respostas.

4. Como se processa a aprendizagem por condicionamento simples? Ilustrar a resposta com um exemplo.

A aprendizagem por condicionamento simples ocorre a partir mecanismos estimulo-resposta sobre o sistema nervoso central do individuo, ou seja, de uma conexão sináptica entre um estimulo condicionado precedido de um estimulo incondicionado, tendo que ser o estimulo condicionado muitas vezes precedido para poder levar à uma resposta condicionada. Temos como exemplo um gato que saliva (resposta não condicionada) sempre que o seu alimento chega (estimulo não condicionado), quando esse alimento passa a ser precedido de o som de um tambor (estimulo neutro), o gato passará a salivar toda vez que ouvir o som do tambor, agora esse estimulo será considerado um estimulo condicionado e o ato do gato de salivar uma resposta condicionada.

5. Explicar os processos de extinção e de generalização da resposta aprendida por condicionamento clássico.

A generalização de um condicionamento simples ocorre a partir da passagem da resposta condicionada para outros estímulos parecidos em algum aspecto com o estimulo condicionado original, ou seja, irá ocorrer uma associação entre elementos. E a extinção de um comportamento aprendido ocorre quando o estimulo condicionado for apresentado dissociado do estimulo não condicionado, isto é, for apresentado sem o estimulo que provoca a resposta.

6. O que é condicionamento operante? Em que aspectos difere do condicionamento simples?

O condicionamento operante se da através de respostas emitidas sem a presença de estímulos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com