TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilismo

Resenha: Possibilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  Resenha  •  201 Palavras (1 Páginas)  •  356 Visualizações

A corrente possibilista surgiu em contra ponto ao determinismo ambiental germânico, ela nascer na França, já no final do século XIX. Tendo como fundador Vidal de la Blache (1845-1918), um historiador que se interessava bastante pela geografia, interesse esse que o fez concluir um doutoramento na disciplina e fazer com que a geografia conquistasse a sua independência acadêmica.

Em seu passado a Geografia tem se caracterizado pela sua utilização como instrumento das conquistas coloniais, nos países colonizadores, geógrafos eram destacados a essa função nos países colonizadores. Em certo momento na França essa tarefa coube a Vidal de la Blache que segundo Milton Santos em seu livro ?Por uma Geografia Nova? às vezes dava impressão de apreciar a obra colonizadora.

Vidal de la Blache (apud SANTOS, 2002) deixa bastante claro a sua posição possibilista frente ao colonialismo em seu livro Principes de Geographie Humaine, onde ele afirma:

Devemos nos congratular porque a tarefa da colonização, que constitui a glória de nossa época, seria apenas uma vergonha se a natureza pudesse ter estabelecido limites rígidos, em vez de deixar margem para o trabalho de transformação ou de reconstrução cuja realização está dentro do poder do homem. (VIDAL DE LA BACHE, 1947 apud SANTOS,2002, p 32).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com