TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilismo Geografico

Exames: Possibilismo Geografico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/4/2013  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 2

o desenvolvimento da geografia pode ainda ser apontado no fato de ele ter aclarado aquela que viria a ser a principal via de indagação dos geógrafos, ou seja, a questão da relação entre a sociedade e as condições ambientais.

O possibilismo surgiu no final do século XIX, na França, seu principal representante foi Paul Vidal de La Blache. Concepções defendidas: Procurou abolir qualquer forma de determinação, adotando a idéia de que a ação humana é marcada pela contingência. A natureza é considerada como fornecedora de possibilidades para que o homem a modificasse. O possibilismo, surgiu como doutrina antagônica ao determinismo, fundada pelo francês Lucien Febvre. A ideia sugere que apesar das influências externas, o homem pode alterar o lugar que vive de acordo com suas próprias necessidades e interesses. POSSIBILISMO GEOGRÁFICO - Esta corrente nasceu na França com Paul Vidal de La Blache. Esta corrente enquadrou no pensamento dominante dos homens. Os estudos frutos dessa linha de pensamento geográfico procurou provar que a natureza exercia influências sobre o homem (determinismo), mas que o homem tinha (e têm) POSSIBILIDADES de modificar e de melhorar o meio, dando origem assim ao POSSIBILISMO GEOGRÁFICO.

Sendo assim fica claro que a natureza passou a ser considerada fornecedora de possibilidades e o homem o principal agente geográfico.

O nosso espaço geográfico só existe porque o homem faz parte de dele, caso contrário, seria apenas um espaço natural.

Então a vida social inclusive a educacional depende muito de HOMENS que façam a diferença dentro das políticas educacionais, pois apenas o sistema sem raízes não será o suficiente para um equilíbrio entre as forças internas e externas para a criação de um espaço, feito de homens, melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com