TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilismo Geográfico

Exames: Possibilismo Geográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  1.161 Visualizações

Página 1 de 2

Paul Vidal de La Blache

Paul Vidal de La Blache (1845-1918) foi um geógrafo francês e um dos nomes mais lembrados no que se refere à história do pensamento geográfico. Sua obra é bastante reconhecida por ser fundadora da corrente de pensamento que veio a ser denominada por Possibilismo, em oposição ao Determinismo Geográfico alemão. Vidal também foi considerado o fundador da escola regional francesa.

La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade. Para Vidal, o homem também transformava o meio onde vivia, de forma que para as ações humanas, diversas possibilidades eram possíveis, uma vez que essas não obedeceriam a uma relação entre causa e efeito.

Graças à sua formação, La Blache trouxe para a Geografia a importância do tempo e da história para os estudos geográficos. Foi considerado, por isso, um dos grandes responsáveis pela difusão da Geografia Humana, apesar de afirmar que a Geografia não deveria estudar o homem, mas o meio em que ele vive.

Possibilismo Geográfico

O Possibilismo Geográfico se enquadrou no pensamento dominante dos homens. Os estudos frutos dessa linha de pensamento geográfico procurou provar que a natureza exercia influências sobre o homem (determinismo), mas que o homem tinha (e têm) possibilidades de modificar e de melhorar o meio, dando origem assim ao Possibilismo Geográfico.

Sendo assim fica claro que a natureza passou a ser considerada fornecedora de possibilidades e o homem o principal agente geográfico.

O nosso espaço geográfico só existe porque o homem faz parte de dele, caso contrário, seria apenas um espaço natural.

Então a vida social, inclusive a educacional depende muito de homens que façam a diferença dentro das políticas educacionais, pois apenas o sistema sem raízes não será o suficiente para um equilíbrio entre as forças internas e externas para a criação de um espaço, feito de homens, melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com