TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Possibilismo

Resenha: Possibilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  Resenha  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  419 Visualizações

o termo possibilismo foi elaborado pelo historiador Lucien Febvre para diferenciar a geografia francesa dos trabalhos influenciados pelo determinismo ambiental. Assim, o termo passou a designar uma escola de pensamento geográfico que encara o ambiente natural (muitas vezes referido como Natureza) como um mero fornecedor de possibilidades para a modificação humana, não determinando a evolução das sociedades, sendo o homem o principal agente geográfico. Como corolário, o gênero de vida não é uma consequência inevitável das condições ambientais, mas um acervo de técnicas, hábitos e instituições que permitem a um grupo social utilizar os recursos naturais disponíveis. O primeiro a elaborar essa concepção das relações homem-natureza foi Paul Vidal de la Blache.

Mesmo que admita a influência do meio sobre o homem, a escola possibilista afirma que o homem, como ser racional, é um elemento activo e, portanto, tem condições de modificar o meio natural e adaptá-lo segundo suas necessidades.

Atualmente como um vertiginoso progresso tecnológico, que permite, por exemplo, o cultivo de desertos e de áreas geladas, já há quem defenda o surgimento do livre arbítrio do homem sobre os aspectos naturais.

Hoje, a geografia pode ser definida como sendo a ciência que interpreta e explica a superfície terrestre em seu conjunto como a residência do homem.

Compete ao geólogo estudar os aspectos físicos e humanos da Terra; porém este estudo jamais será isolado e sim, relacionado, dando origem à Paisagem Geológica.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com