TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto

Artigos Científicos: Produto Interno Bruto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2015  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 9

PIB – PRODUTO INTERNO BRUTO

Conceito

O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

Quando surgiu o conceito de PIB?

Após a 2ª Guerra Mundial, o economista russo naturalizado americano Simon Kuznets aperfeiçoou as contas para calcular a riqueza de um país. Antes disso, os economistas que queriam medir a produção total de um país em um determinado ano tinham de coletar informações dispersas, como a produção de ferro ou as vendas de lojas de departamentos.

O que mudou no cálculo do PIB brasileiro?

Basicamente, o novo cálculo aumentou o peso do setor de serviços nas contas (indo de 56,3% para 66,7%) e incluiu novas atividades econômicas (13), novos produtos (30), além de passar a computar o Imposto de Renda das empresas, atividades do mercado financeiro, do terceiro setor e de outros serviços. Daí o aumento, por exemplo, do PIB do ano passado, que passou de 2,9 para 3,7.

PIB nominal e PIB real

Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes,ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais indicado é o uso de seu valor real, que leva em conta apenas as variações nas quantidades produzidas dos bens, e não nas alterações de seus preços de mercado. Para isso, faz-se uso de um deflator (normalmente um índice de preços) que isola o crescimento real do produto daquele que se deu artificialmente devido ao aumento dos preços da economia.

PIB e PIL

A diferença entre o produto interno bruto (PIB) e o produto interno líquido (PIL) traduz-se no valor das depreciações. Ao contrário do PIB, o PIL tem em conta o valor da depreciação do capital.

PIL = PIB – Depreciações

Como o PIB é calculado – Fórmula Básica

A fórmula clássica para expressar o PIB de uma região é a seguinte:

PIB = C + I + G + X – M

Onde,

• C é o consumo privado

• I é o total de investimentos realizados

• G representa gastos governamentais

• X é o volume de exportações

• M é o volume de importações

Tendo I igual à formação bruta de capital fixo (FBCF) mais a variação nos estoques (∆EST), temos:

PIB = C + FBCF +EST + G + X – M

Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário (insumos). Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.

PIB e PNB (produto nacional bruto)

O PIB difere do produto nacional bruto (PNB) basicamente pela renda líquida enviada ao exterior (RLEE): ela é desconsiderada no cálculo do PIB, e considerada no cálculo do PNB, inclusive porque o PNB é gerado a partir da soma do PIB mais entradas e saídas de capital. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países. Assim (e simplificadamente), caso um país possua empresas atuando em outros países, mas proíba a instalação de transnacionais no seu território, terá uma renda líquida enviada ao exterior negativa. Pela fórmula:

PNB = PIB – RLEE

O país exemplificado terá um PNB maior que o PIB. No caso brasileiro, o PNB é menor que o PIB, uma vez que a RLEE é positiva (ou seja, envia-se mais recursos ao exterior do que se recebe).

PIB per capita

Os indicadores econômicos agregados (produto, renda, despesa) indicam os mesmos valores para a economia de forma absoluta. Dividindo-se esse valor pela população de um país, obtém-se um valor médio per capita:

PIBpc = PIB / N

O valor per capita foi o primeiro indicador utilizado para analisar a qualidade de vida em um país. Países podem ter um PIB elevado por serem grandes e terem muitos habitantes, mas seu PIB per capita pode resultar baixo, já que a renda total é dividida por muitas pessoas, como é o caso da Índia ou da China.

Países como a Suíça, Noruega e a Dinamarca exibem um PIB moderado, mas que é suficiente para assegurar uma excelente qualidade de via a seus poucos milhões de habitantes.

Atualmente usam-se outros índices - que revelam o perfil da distribuição de renda de um país (tais como o coeficiente de Gini ou mesmo índices desenvolvidos pela sociologia, como ,o Índice de Desenvolvimento Humano) - para se obter uma avaliação mais precisa do bem-estar econômico desfrutado por uma população.

O que mudou no cálculo do PIB brasileiro?

Basicamente, o novo cálculo aumentou o peso do setor de serviços nas contas (indo de 56,3% para 66,7%) e incluiu novas atividades econômicas (13), novos produtos (30), além de passar a computar o Imposto de Renda das empresas, atividades do mercado financeiro, do terceiro setor e de outros serviços. Daí o aumento, por exemplo, do PIB do ano passado, que passou de 2,9 para 3,7.

Fatores que contribuiram para recente queda do PIB Brasileiro

Fatores que contribuíram para as recentes baixas do PIB = a valorização do real diante do dólar. Com a baixa do dólar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com