TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualidade Do Ar

Pesquisas Acadêmicas: Qualidade Do Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.642 Palavras (7 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 7

A poluição é um problema global. Os adultos respiram mais ou menos 3000 litros de ar por dia. As crianças respiram mais que um adulto, e são mais suscetíveis à poluição do ar, muitos poluentes do ar permanece no ambiente por longo período de tempo, e são levado pelo vento a centenas de quilômetros de sua origem. Milhões de pessoa vivem em área onde a poluição urbana e poluentes tóxicos representam problema seria a saúde.

Este trabalho irá abordar a importância de um ar limpo em nossas vidas. A poluição do ar é encontrado sobre diversas substâncias na atmosfera, alterando sua composição natural, tornando-a perigosa a todos os seres vivos.

A diversidade de poluentes e a concentração deste na atmosfera é algo bem amplo e complexo. Os Padrões de Qualidade do Ar, em muitos países constitui de monitoramento do ar a parti de parâmetros definidos como o objetivo de gerar informações sobre a poluição atmosférica e permitir ações para proteção das pessoas, fauna, flora e do meio ambiente e de uma forma geral.

1 DESENVOLVIMENTO

Há muito tempo, o homem vem trocando o meio rural pelo meio urbano, com isso os centros urbanos foram crescendo e a cada dia necessitando de mais espaços para que as pessoas venham a se fixar.

A partir daí com toda essa expansão, o meio ambiente urbano passara a sofrer conseqüências que com o passar do tempo traria problemas significativos á qualidade de vida.

A vegetação, que uma vez existia em ambientes naturais, foi gradativamente sendo subtraídas para que novos espaços fossem sendo adquiridos, levando conseqüentemente há uma desarmonia entre homem e meio ambiente.

No Brasil a resolução 03/90 do CONAMA, 1990 que instituiu os PQA, que estabelece para o material particulado (PTS e PM10) que apenas a concentração total seja adota como limite para os padrões de qualidade do ar.

As partículas em suspensão causam perturbação por que permanece por longo período na atmosfera antes de serem removidas por mecanismo de depuração, e por apresentarem espécies químicas toxicas em sua superfície como metais pesados e composto orgânicos de baixa pressão de vapor que de outra forma não estaria presente no ar.

A atmosfera é uma espessa camada de gases contendo líquidos em suspensão e partículas sólidas que envolvem completamente a Terra, e junto com esta formam um sistema ambiental integrado.

A atmosfera possui massa estimada em aproximadamente 5.1018 kg e é composta por cinco camadas, a saber: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera. Esse sistema executa funções diversas que permitiram a humanidade sobreviver e se desenvolver em quase todos os lugares na superfície da terra. Esta estratificação é feita com base no gradiente térmico em função da altitude. O ar se torna mais rarefeito quanto maior for a altitude. A troposfera é a única camada em que os seres vivos podem respirar normalmente.

O desenvolvimento industrial e urbano tem originado em todo o mundo um aumento crescente da emissão de poluentes atmosféricos. O crescimento das concentrações dessas substâncias, a sua deposição no solo, nos vegetais e nos materiais são fatores responsáveis por danos à saúde humana, redução da produção agrícola, danos às florestas, degradação das construções e de obras de arte e que, de uma forma geral, causam desequilíbrio nos ecossistemas.

O nível de poluição atmosférica é medido pela quantidade de substâncias poluentes presentes no ar. A variedade das substâncias que podem ser encontradas na atmosfera é muito grande, o que torna difícil a tarefa de estabelecer uma classificação. Para facilitar esta classificação, os poluentes são divididos em duas categorias, os poluentes primários, aqueles emitidos diretamente das fontes de emissão e os poluentes secundários, aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e componentes naturais da atmosfera.

A medição sistemática da qualidade do ar é restrita a um número de poluentes, definidos em função de sua importância e dos recursos disponíveis para seu acompanhamento.

As cerâmicas que ficam dentro do município, também e causa de poluição por causa da sua fumaça que sai de dentro da chaminé e é espalhada pelo vento levando para as casas vizinhas, podendo causar doenças as famílias que moram na redondeza

A emissão de gases poluentes por veículos automotores efetiva-se por veículos de porte leve e de porte pesado. Os de porte leve costumam ser movidos à gasolina, álcool e gás natural.

Já os pesados normalmente utilizam óleo diesel como combustível. Todos esses combustíveis liberam gases, vapores e material particulado durante o processo de combustão.

Portanto, todos emitem gases poluentes, a diferença esta na quantidade de gases liberados na combustão de cada tipo de combustível.

A emissão de gases poluentes por veículos automotores efetiva-se por veículos de porte leve e de porte pesado. Os de porte leve costumam ser movidos à gasolina, álcool e gás natural. Já os pesados normalmente utilizam óleo diesel como combustível. Todos esses combustíveis liberam gases, vapores e material particulado durante o processo de combustão.

Em relação aos efeitos negativos, pode-se citar a poluição do ar quando causada por gases de toxinas e substâncias químicas e partículas contaminam o ar.

A presença de produtos químicos e tóxicos no ar pode ter muitos efeitos prejudiciais para o ambiente e também pode levar a uma série de efeitos de saúde agudos e crónicos. Indivíduos, tais como jovens crianças, idosos ou aqueles com condições pulmonares ou cardíacas, são especialmente vulneráveis aos efeitos negativos de saúde associados à poluição atmosférica.

Uma vez que afecta o ar que respiramos, poluição do ar pode causar uma série de doenças perigosas. Efeitos a curto prazo incluem tosse, coriza ou nariz entupido, garganta inflamada, muco excessivo, dor no peito e falta de ar. A poluição pode causar mais efeitos duradouros, danificando o tecido pulmonar e levando a uma variedade de sintomas respiratórios. Inalação de toxinas, tais como arsénio, cromatos e partículas radioativas pode ser cancerígenos e causar câncer. As pessoas com doenças preexistentes, como asma ou bronquite crônica, correr um risco especialmente elevado.

A poluição do ar não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com