TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionario do filme - Costruindo o planeta Terra

Por:   •  4/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  9.001 Visualizações

Página 1 de 12

UFRRJ-Geografia 2016

Disciplina: Geomorfologia Geral

Nome: Alexsander Rodrigues Alves de Oliveira

Nº de matricula: 2016320352

Exercício 1, complementar da prova 1

https://www.youtube.com/watch?v=6eKH3btIUlo 

O video do link acima, deverá ser assistido e, segundo o roteiro que se segue, descreva de forma sucinta o que está pedido abaixo.

Ps. 1-Vejam que a análise deverá ser predominantemente baseada na formação geológica e climática da superfície terrestre.

     2- Para facilitar o entendimento, foi separado aleatoriamente em 7 fases de formação da Terra.

Primeiro momento de formação do Planeta Terra!

Como era o ambiente do planeta recém nascido? Atmosfera e superfície

Quem foi e qual a importância do jovem planeta Téia ou Tia na Terra recém formada? Como ficou a Terra então?

E a lua? Como formou? Qual sua posição em relação a Terra?

Porque os dias eram mais rápidos?

R. A temperatura superava os 12.000ºC, e não existia ar, apenas dióxido de carbono, nitrogênio e vapor d’água. O planeta era uma esfera de magma em ebulição, e superficies sólidas praticamente não existiam.

Téia foi o planeta que colidiu com a Terra, e após esse impacto parte se fundiu a Terra e parte se desprendeu em forma de trilhões de toneladas de rochas e poeira que futuramente formaria a lua, e a Terra começou o seu resfriamento, com também mais superficies sólidas.

A lua se formou a partir dos detritos que se soltaram após a colisão, formando um anel de poeira e rochas quentes que deu origem a lua, que se localizava a apenas 22.000 km da terra, e os dias eram mais rápidos pelo fato de o impacto fazer a Terra girar tão rápido a ponto de os dias durarem apenas 6 horas.

Segundo momento de formação do Planeta Terra!

Avançando alguns milhões de anos 4.5 a 3.0 Ma.?

Qual a importância da queda dos meteoros a 3.9 bilhões de anos, por mais de 20  milhões de anos? Como nossa água foi acumulada?? Qual a principal hipótese?

E o vento, como era? Porque?

E a lua, como atuava? O que ocorre com a lua e sua influência na Terra.

R. Os meteoros carregavam pequenos cristais de sal com gotas d’água em seu interior, em pouca quantidade, que ao longo de milhões de anos desses detritos bombardeando a Terra começaram a se formar enormes piscinas, a água se acumula no solo, esfriando o planeta em torno de 80º C, o suficiente para a formação da crosta.

O vento era tão forte ou até mais forte que o mais devastador dos furacões, provocado alta velocidade de rotação da Terra que era ocasionada pela proximidade com a lua e sua gravidade devastadora. Com o passar do tempo a lua foi se afastando e consequentemente a rotação da Terra ficava mais lenta.

Terceira fase:

700 milhões do anos! Descreva o processo criador dos primeiros continentes?

Em que momento a superfície começa a aparecer com o que conhecemos?

E atmosfera, como era? Como foi a nova fase da chuva dos meteoros e como novamente ajudaram na evolução do planeta?

Qual a importância das chaminés vulcânicas por centenas de milhares de anos?

Qual a relação entre as colônias de estromatólitos – oxigênio – ferro?

Por quanto tempo o nível do oxigênio foi aumentando e, o que aconteceu com a duração de nossos dias.

Quanto tempo levou até então essa primeira etapa de formação do planeta e como ficou a paisagem então, entre os 3.5 a ate 1.5 de anos?

R. Os primeiros continentes começam a surgir quando rochas em fusão atravessam a crosta terrestre e emergem dos oceanos, que com o passar do tempo e o resfriamento da lava formam as ilhas vulcânicas, que se juntariam no futuro e dariam origem aos primeiros continentes. É nesse momento que a superfície começa a parecer com o que conhecemos hoje, porém com uma atmosfera ainda tóxica e temperatura escaldante, fazendo com que nada sobrevivesse naquele ambiente.

Uma nova e violenta fase de chuva de meteoros começa há 3,8 bilhões de anos atrás, mas dessa vez os meteoros não carregam somente água. Com a dissolução dos meteoritos eles liberam minerais e transportam carbono e proteínas primitivas, os aminoácidos, do espaço para o fundo dos oceanos. As chaminés vulcânicas foram importantes após a água penetrar nas fissuras da crosta, arrastando consigo minerais e gases, que ebuliu e voltou ao oceano através dessas chaminés, que junto com os minerais e substâncias dos meteoritos, em algum momento deu origem a vida.

Os estromatólitos eram colônias de bactérias que realizavam fotossíntese, que absorvem a luz solar para produzir seu alimento e liberam oxigênio, que em contato com o ferro dos oceanos, reagia causando o ferrugem, que se acumulava no fundo dos oceanos, formando depósitos de rochas ricas em ferro. Os níveis de oxigênio continuam aumentando durante 2 bilhões de anos, e conforme o planeta vai girando mais devagar os dias ficam mais longos e passam a durar pelo menos 16 horas. Aproximadamente 3,5 bilhões de anos durou essa primeira etapa de formação do planeta, repleto de ilhas e diferentes tamanho, que mais tarde se juntariam formando um único e grande continente, devido ao movimento das placas tectônicas.

Quarta fase:

O que ocorre geologicamente na sequencia que irá definitivamente modelar nosso planeta? Como se evoluem ao logo dos milhões de anos seguintes? O que acontecer ao longo de 400 m.a., ha cerca de 1.1 M.a.  Como era o primeiro Supercontinente Rodinia (sabemos de outros anteriores mas, o Rodinia foi o mais complexo até a formação do Pangea) Como eram os dias e a superfície?

O que acontece com o mesmo ate cerca de 750 M.a.? Porque?

 A essa intensa atividade geologia que se segue a essa fase, o que ocorreu e suas consequências para o planeta a cerca de 650 M.a.??

Como ficou conhecido o planeta aí?

Como essa fase foi geologicamente seguida e modificada?

Descreva as consequências dos gases vulcânicos nessa fase.

O que foi a teoria da Terra Bola de Neve e qual a espessura do gelo?

Apos quantos milhões de ano o gelo começou a derreter e porque?

Porque o gás carbônico não era lançado na atmosfera e como passou a ser lançado?  Como foi sendo aumentado?

Há nesse momento grande relação e consequências entre a tectônica e a isostasia no planeta? Explique?

R. Ocorre a reorganização das ilhas a partir da divisão da crosta terrestre em enormes placas, que com o núcleo em atividade, e com sua temperatura tão alta que provoca o movimento das placas e carregam com elas os oceanos e as ilhas. Ao longo de 400 milhões de anos um novo supercontinente é formado com a junção dessas ilhas, o Rodinia. Nas águas que banham o novo continente os estromatólitos continuam produzindo oxigênio, a temperatura média é de 30º C, e os dias duram 18 horas, a superfícia era semelhante a Marte, ainda não existia vida. Há 750 milhões de anos atrás o continente começa a se separar, a crosta se divide devido a ação do calor, que a enfraquece, dividindo o continente em 2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com