TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do filme: "Construindo o planeta terra"

Por:   •  12/3/2018  •  Resenha  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  7.148 Visualizações

Página 1 de 3

O documentário inicia-se retrocedendo 5 mil milhões de anos atrás, no início do sistema solar, para uma melhor compreensão da evolução da terra, fator mais importante na evolução das espécies, nomeadamente da Humana. Depois de um processo de fusões de asteroides e mesmo de um pequeno planeta com a Terra, que era então uma massa incandescente, aconteceu um fenómeno fantástico que tornou a Terra no planeta azul que é hoje. Uma chuva de meteoritos caiu durante 20 milhões de anos e cada meteorito trazia uma pequena quantidade de água congelada. Essa água em contato com o calor da Terra evaporou e libertou o primeiro oxigénio na atmosfera.

Depois de muitas alterações ao longo de milhões de anos, e com alterações na atmosfera, chegou uma época em que o planeta ficou praticamente coberto de água, mas isso não significou que no seu interior não continuasse a haver muita atividade magmática. Rebentam por todo o lado enormes vulcões e emergem ilhar da água. A vida começou com bactérias unicelulares que apareceram nas chaminés de vulcões que ficaram debaixo de água. A crosta foi começando a dividir-se devido ao movimento das placas tectônicas e todas as ilhas vulcânicas juntaram-se e formaram um super continente. Milhões de anos depois o movimento das placas começou a dividir o super continente e a água começou a subir. Esse afastamento deu origem a vários vulcões que libertavam dióxido de carbono que se juntava com a água e formava a chuva ácida. Por causa do dióxido de carbono, os raios de sol não passavam, levando ao planeta Terra ao congelamento. A superfície ficou congelada com 3 km de espessura, mas o núcleo manteve-se sempre quente durante toda esta enorme era glacial, chegando o momento em que apareceram novamente vulcões que derreteram o gelo e lançaram gases para a atmosfera criando uma atmosfera tão fechada que o sol não conseguia penetrar o que aumentou o degelo. Com essa enorme massa de gelo a derreter foi libertada uma imensa quantidade de oxigénio para a atmosfera permitindo o desenvolvimento de vida na terra.

Algumas bactérias sobreviveram e apareceram algumas algas e uma espécie de lesma e outros animais. O primeiro animal com coluna vertebral media 5 cm. As plantas terrestres só existiram quando foi formada a camada de ozônio. Durante 15 milhões de anos uma espécie de peixe sai da água e foi evoluindo de modo a conseguir estar fora de água muito tempo, dando origem ao primeiro animal terrestre – um réptil. Depois dos repteis terem evoluído até aos antepassados dos Dinossauros, apareceu uma nova vaga de vulcões e todos os animais desse parte da Terra morrem com a lava e gases, no resto do planeta as cinzas e a chuva ácida matam quase todos os seres vivos, sobrando menos de 5%. 50 milhões de anos depois voltou a aparecer vegetação e os repteis sobreviventes evoluem para dinossauros. Na era dos dinossauros estes dominavam o planeta e apesar de já existirem mamíferos, eram tão pequenos que não eram uma ameaça para os dinossauros. De repente um asteroide atinge a terra e provoca terramotos e tsunamis com impacto gigantesco espalha a morte por todo o planeta.

Os únicos animais que sobreviveram foram os mamíferos, pois estes pequenos animais viviam debaixo da terra, comendo o que encontravam e conseguiram adaptar-se às condições existentes e foram evoluindo. Entretanto os continentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com