TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REALIDADE AMBIENTAL DE SAO FELIX

Dissertações: REALIDADE AMBIENTAL DE SAO FELIX. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 INFORMÇÕES DO MUNICÍPIO 4

2.1 GEOGRAFIA 4

2.2 HIDROGRAFIA 4

2.3 TRANSPORTES 4

2.4 ECONOMIA 4

3 QUESTIONÁRIO E RESPOSTAS 5

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Estudar a historia da vida é crucial para formação do futuro de um cidadão, pois a historia é o alicerce da influencia da construção de uma sociedade equilibrada.

A conservação das bases da sociedade, principalmente as estruturas geográficas, é fator importante na conscientização de que não pode ser substituídas por nem uma tecnologia por mais avançada que seja.

Qual será a realidade ambiental em um futuro que outrora temido, e que hoje é consolidado por ações acarretadas de descasos e também por uma pequena porcentagem de indivíduos que ainda tem preocupação pela manutenção e conservação da biodiversidade?

No município de são Felix do Xingu – PA, exemplos dos impactos causados pela exploração desenfreada de dezenas de recursos que pensavam ser inesgotáveis, mas que cada dia é mostrado o antônimo do infinito, estão visivelmente interferindo tanto na paisagem quanto na qualidade biológica. Gerir de forma adequada o bioma da região conciliará o crescimento econômico e social com a permanência natural da região.

2 INFORMÇÕES DO MUNICÍPIO

2.1 GEOGRAFIA

Localizada a uma latitude 06º38'41" sul e a uma longitude 51º59'42" oeste, estando a uma altitude de 220 metros.

Sua população estimada em 2012 era de 99.905 habitantes.

Possui uma área de 84607,39 km².

Atualmente, além da sede, o município é constituído por quatro distritos: Taboca, Nereu, Lindoeste e Ladeira Vermelha.

2.2 HIDROGRAFIA

São Félix do Xingu e rodeado por vários rios. Os dois principais são os rios Fresco e o Xingu que são atrações turísticas do município.

Estes também são usados para pesca e transporte no período da cheia.

2.3 TRANSPORTES

A cidade é servida pela rodovia PA-279, Asfaltada no final de 2013 em boas condições condições de trafegabilidade. Assim como em qualquer Rodovia há acidentes constantes aos que trafegam pela região da PA-279.

O aeroporto de São Félix do Xingu não está mais ativo, não havendo mais nenhum voo comercial.

2.4 ECONOMIA

A base da economia do município é a pecuária de corte pois possui o maior rebanho do Brasil com mais de 1,7 milhões de cabeças.

3 QUESTIONÁRIO E RESPOSTAS

1) Município: São Felix do Xingu . Estado: Pará

2) Quais são as principais atividades agropecuárias praticadas no seu município?

R: Pecuária Extensiva, Pecuária Leiteira e cacau-e-cultura.

3) Quais são as atividades industriais praticadas no seu município?

R: Extração de minério, Industria Frigorifica

4) Além da pecuária e da indústria, existe atividades extrativista sendo praticadas no município? Se a resposta for sim, quais são essas atividades? Dê exemplos.

R: Mineração de ouro, caciterita e níquel. Wulframita, cobre, amianto e galena, e ferro, periperita, cristal, ametista, bauxita. Extração de açaí, cajá, cupuaçu, castanha. Extração de areia no Rio Xingu e Rio Fresco.

5) Das atividades citadas acima, existe alguma que provocam maior degradação ou impacto ambiental? Qual?

R: Das atividades, a que mais danos causam ao ambiente, é a pecuária, pois, este segmento tem como princípio a troca da paisagem natural, pela monocultura de Gramíneas sendo esta sua principal matéria prima. Outra atividade que vem tomando corpo e na mesma proporção degradando o meio ambiente é a mineração, pois não só fiscalizações permanentes nem um programa que restaure as áreas afetadas, ficando assim, improprias para agricultura, sem falar às modificações dos cursos dos rios na qual não há estudo de impacto, deixando á incerteza da atividade e consequências futuras.

6) Das atividades agropecuárias, quais as principais técnicas de manejo de solos e das aguas utilizadas?

R: Na pecuária leiteira, esta sendo implantado como atividade demonstrativa o manejo de pastagem rotacionada visando à produtividade por animal e a conservação das pastagens também através do projeto XAS, em parceria com ADAFAX e CFR, na implantação de sistemas agroflorestais. Quando a água ainda não é grande preocupação se restringindo a recuperação de APP’s.

7) Ainda no caso de atividades agropecuárias são utilizadas técnicas que contribuem para degradação do ambiente rural?

R: Uma das praticas mais impactantes é o uso indiscriminado de pesticidas por aeronaves agrícolas, plantando tudo que é encontra e poluindo as águas.

8) Existem programas ou projetos de educação ambiental sendo desenvolvidas no município? Se houver, cite os nomes dos programas/projetos e qual organização é responsável por eles (Prefeitura, escolas etc.).

R: As iniciativas nas áreas de educação ambiental foram implantadas na grade curricular do município educação ambientais educação ambiental e por iniciativa de organizações ligadas a instituições não governamentais o projeto fronteira florestais e outras ações de Formação Técnicas, palestras, audiência publicas com iniciativas do Governo e sociedade civil organizada com objetivos e metas de redução do desmatamento para fins de desembargo (Pacto do Xingu).

9) No seu município existe reservas ambientais? Se a resposta for sim que tipo de biodiversidade essa(s) reserva(s) visa proteger? Você sabe a que bioma essas reservas pertencem? Cite exemplos se algumas plantas e animais que a(s) habitam.

R: Sim! Floresta equatorial, quente e úmida e um pouco um pouco do serrado próximo a primavera em uma área de transição. Plantas: Mogno, castanha é uma espécie que é própria do nosso bioma e a Golosa, espécie de fruto que produz uma polpa muito apreciada pelas ribeirinhas. Animais: Onça-pintada, suçuarana, anta, veado mateiro, porcão e catitu, sucuri e jibóia, macaco capelão e macaco prego, arara azul, arara vermelha e amarela, capivara e tamanduá e preguiça colheira.

CONCLUSÃO

Conhecendo melhor o município, desde sua formação até os dias atuais, podemos tomar decisões sobre o futuro.

Na atual atividade foram apresentados dados através de documentações e da observação diária, percorrida pelos distritos. Observei a realidade, não registradas em documentos, onde a humanidade impactou significativamente na rotina natural do bioma local.

Cada individuo após obter informações sobre sua região, decidirá através de sua percepção, pelo melhor caminho julgado por sua consciência social, podendo ela ser promissora ou depressora, sempre julgada pelas suas bases sociais.

A fé em melhorias e recuperações da natureza não só no nosso vasto município, mas também na biodiversidade como um todo, é o que nos move e que nos impulsiona na conclusão desse curso.

REFERÊNCIAS

CLAUDINO, Lívio Sérgio Dias. Ocupação dos espaços, gestão e degradação das pastagens entre pecuaristas da microrregião de São Félix do Xingu – PA.. UFPA, 2004.

MAGALHÃES, Marcos P. Arqueologia de Carajás: a presença pré-histórica do homem na Amazônia.. 1ª ed. Rio de Janeiro: Companhia Vale do Rio Doce, 1994. 96p.

http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?codmun=150730

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_F%C3%A9lix_do_Xingu

http://www.sfxingu.pa.gov.br/

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »