TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REGIÃO HIDROGEOGRÁFICA DO PARANÁ

Por:   •  30/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.093 Palavras (5 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANS

CRUSO DE GEOGRAFIA

DISIPLINA DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

PROF. Dr.  ANDRÉ GERALDO BEREZUK

REGIÃO HIDROGEOGRÁFICA DO PARANÁ

Mauricio Cescon

Dourados – MS

2015

  1. Caracterização Física

Regiões hidrográficas são espaços territoriais que compreendem uma bacia hidrográfica ou um conjunto de bacias com características naturais e socioeconômicas semelhantes. Uma região hidrográfica é formada por uma ou mais bacias que escorrem para um corpo de água único: rio, lago ou laguna. A região hidrográfica do Paraná é uma das doze regiões hidrográficas do Brasil, classificadas pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) com o intuito de planejar o uso racional dos recursos hídricos.

A Região Hidrográfica do Paraná possui uma área de 877.393 Km2. Esta Região apresenta cerca de 30% das demandas nacionais por água de usos consuntivos, mas possui menos que 7% da disponibilidade hídrica do Brasil, evidenciando potenciais situações de escassez ou conflitos entre usos múltiplos da água.

  1. Caracterização Geoeconômica

A Região Hidrográfica do Paraná, com 32% da população nacional, apresenta o maior desenvolvimento econômico do País. Com uma área de 879.860 Km², a região abrange os estados de São Paulo (25% da região), Paraná (21%), Mato Grosso do Sul (20%), Minas Gerais (18%), Goiás (14%), Santa Catarina (1,5%) e Distrito Federal (0,5%).

Cerca de 54,6 milhões de pessoas vivem na região (32% da população do País), sendo 90% em áreas urbanas. A região possui a cidade mais populosa da América do Sul, São Paulo, com 10,5 milhões de habitantes. Outros importantes centros populacionais são: Brasília, Curitiba, Goiânia, Campinas, Campo Grande e Uberlândia. A maior parte de população se concentra nas unidades hidrográficas dos rios Tietê e Grande, que, juntas, correspondem a 62% da população total.

A Região Hidrográfica do Paraná destaca-se pela alta demanda consuntiva, a qual representa 31% da demanda total nacional e se deve em grande parte à existência de RMs importantes como as de São Paulo e de Curitiba. Concentra a região de maior desenvolvimento econômico do País e se destaca em relação às demais quanto à área irrigada (1.811.583 ha), ao percentual de municípios com abastecimento urbano satisfatório (61%), ao percentual de tratamento de esgoto (44%) e ao potencial hidrelétrico aproveitado (41.375 MW).

A área irrigada da Região Hidrográfica do Paraná, tomando-se como referência o ano de 2010, é de 1.811.583 hectares. É a Região Hidrográfica brasileira com maior área irrigada, correspondendo a 33,6% dos 5,4 milhões de hectares irrigados no Brasil. O potencial hidrelétrico aproveitado da região (levantamento de dezembro 2011) é de 41.375 MW, correspondendo a 50% do total instalado do País.

Além disso, é responsável por mais de 40% do PIB brasileiro, apresenta o maior e mais desenvolvido parque industrial nacional e diversificadas atividades agropecuárias, o que apresenta relação direta com os usos da água e potenciais impactos negativos, qualitativos ou quantitativos.

  1. Impactos Ambientais

A Região Hidrográfica do Paraná destaca-se negativamente quanto ao balanço hídrico, uma vez que apresenta um valor alto de extensão de rio em situação crítica e preocupante, no que diz respeito à relação entre demanda e disponibilidade, é extremamente alto. A alta concentração populacional, representando 32% da população nacional (61,3 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2010, dos quais 93% são de população urbana).

A Região Hidrográfica do Paraná apresenta o maior número de comitês estaduais instalados, 40 no total. Os planos de recursos hídricos e a outorga pelo uso da água são os instrumentos de gerenciamento de recursos hídricos, estabelecidos pela PNRH, que mais se desenvolveram nas Regiões Hidrográficas brasileiras, em especial nas Regiões Hidrográficas do Paraná, Atlântico Sudeste e do São Francisco. Entretanto, o instrumento de cobrança ainda é bastante incipiente, tendo sido implantada apenas nessas três Regiões Hidrográficas.

O crescimento de grandes centros urbanos, como São Paulo, Curitiba e Campinas, em rios de cabeceira, tem gerado uma grande pressão sobre os recursos hídricos. Isso ocorre porque, ao mesmo tempo em que aumentam as demandas, diminui a disponibilidade de água devido à contaminação por efluentes domésticos, industriais e drenagem urbana.

Originalmente, a Região Hidrográfica do Paraná apresentava os biomas de Mata Atlântica e Cerrado e cinco tipos de cobertura vegetal: Cerrado, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Floresta Estacional Decídua e Floresta Estacional Semidecídua. O uso do solo na região passou por grandes transformações ao longo dos ciclos econômicos do País, o que ocasionou um grande desmatamento. Atualmente, esta Região apresenta apenas 18% de área original do Cerrado e 15% de área original de Mata Atlântica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com