TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA

Por:   •  29/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.252 Palavras (6 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

        

FELIPE MOHALLEM GALHARDO

CAIK ELISIO TONELLI FARIA

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA

ITAJUBÁ

2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

FELIPE MOHALLEM GALHARDO - 21928

CAIK ELISIO TONELLI FARIA - 32648

RELATÓRIO DO LABORATÓRIO DE GEOLOGIA

Relatório submetido à professor Ivan, como requisito pós laboratorial na disciplina de Geologia da Universidade Federal de Itajubá.

ITAJUBÁ

2014

RESUMO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        
  2. ROCHAS ESTUDADAS        
  1. Quartzo        
  2. Feldspato        
  3. Mica
  4. Turmalina
  5. Talco
  6. Caulim
  7. Hematita
  8. Calcita
  9. Topázio
  10. Amianto        
  1. RESPOSTA
  2. REFERENCIAS
  1. INTRODUÇÃO

Minerais são elementos inorgânicos com estrutura cristalina tridimensional definida. No laboratório foram observados onze tipos de rochas e suas respectivas características, tais como dureza, textura, fragilidade, cor, importância econômica e utilidade.

.

  1. MINERAIS ESTUDADOS

No laboratório foi possível ver e estudar as características de onze tipos de minerais observando seus formatos e detalhes específicos, como também seus usos.

  1. QUARTZO

O Quartzo, forma química dióxido de silício, SiO², com habito cristalino de um prisma e sistema hexagonal com brilho vítreo, não possui linhas de clivagem (não tem uma linha de corte mais fácil para rompimento), com peso especifico 2,65, seu risco é de cor branca, dureza 7 e ponto de fusão em torno de 700ºC. Existem vários tipos de quartzo, entre eles quartzo hialino (variedade mais pura de quartzo), quartzo fumado (de cores entre castanho claro e preto, caracterizadas pelas radiações emitidas por materiais radioativos ou também pela presença de matéria orgânica), quartzo citrino (apresenta cor amarela, laranja e vermelha, é um tipo de quartzo com impurezas férricas, a maior parte de citrino na realidade é ametista ou quartzo fumado forjados artificialmente), entre outros.

[pic 1]

  1. FELDSPATO

Mineral com dureza alta (igual a 6), encontrado  na natureza de variadas cores, possui o traço branco quando riscado em materias com dureza menor que a dele.  O mineral possui duas clivagens (direção de quebra) , sendo classificado dessa forma em dois tipos quanto a sua clivagem , são eles, Ortoclásio( clivagem em 90°- Presença de potássio-K) e Plagioclásio (clivagem diferente de 90° graus- Presença de Sódio e Cálcio- Na e Ca). Possui também como característica a sua forma tabular(“paralelepípedo torto”) com sistema mono ou tri-clínico, facilitando ou seu reconhecimento na natureza. Utilizado principalmente na Industria Cerâmica e Vidreira.

[pic 2]

  1. MICAS

Forma química geral X2Y4–6Z8O20(OH,F)4 , apresenta uma clivagem perfeita na direção horizontal, seu formato é de uma placa hexagonal com um brilho acetinado e dureza 1, pode apresentar diversas cores, seus tipos mais comumente encontrados são a moscovita (utilizadas em estudos na área de engenharia civil pelo fato de ser altamente sensível ao choque e peso) e a biotita (“mica de ferro” com dureza entre 2.5 e 3).

[pic 3]

        

  1. TURMALINA

Um mineral pertencente ao grupo dos silicatos de boro e alumínio , possui uma dureza alta , de 7 a 7,5, possui estrias na vertical e não possui clivagem. A variedade mais comum de turmalina é a Shorlita que seria o mineral de origem escandinava. Encontrado na natureza de diversas cores evidenciando assim sua principal utilização que é no mercado de joias.

[pic 4]

  1. TALCO

O talco apresenta uma fórmula química Mg3Si4O10(OH)2, textura macia e frágil usado principalmente para perfumaria e sua forma pedra-sabão é muito utilizada para fins artísticos devido sua grande maleabilidade, apresenta-se nas cores branca, esverdeado ou pardo e dureza 1.

[pic 5]

  1. CAULIM

Minério composto de silicatos de alumínio, utilizado principalmente na fabricação de tintas, cerâmica, papel, além de ser muito utilizado na indústria de cimento. É um dos minerais em maior abundancia na crosta terrestre até 10m de profundidade. Dentre as suas principais caraterísticas físicas tem-se que o mineral não possui brilho, encontrado nas cores branca, cinza e rosa e facilmente fragmentado (friável).

[pic 6]

  1. HEMATITA

Hematita é um óxido de ferro composição química (Fe2O3) 70% de ferro, pode ser utilizada como gema também chamada de diamante-negro lapidação facetada, também utilizada para pigmentação caracterizada pelo traço vermelho e formato de placa hexagonal. Possui uma grande importância econômica mundial já que é matéria prima básica do aço.

[pic 7]

      2.8. CALCITA

A calcita possui dureza relativamente baixa (3), encontrado em grande variedade na natureza, com a coloração branca, cinza ou incolor. Mineral possui 3 direções de clivagem e com estrutura química sendo CaCo³. Bastante utilizado na área agraria para correção da acidez do solo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (487.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com