TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO URBANO E A QUESTÃO AMBIENTAL NA CIDADE

Exames: RELAÇÃO ENTRE O PLANEJAMENTO URBANO E A QUESTÃO AMBIENTAL NA CIDADE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 2

Com o crescimento dos centros urbanos brasileiros ocorrendo de forma contínua e acelerada, muitas das áreas que seriam de preservação permanente, foram sendo ocupadas de modo irregular, trazendo consigo uma elevada taxa de degradação destes locais.

A urbanização acelerada é uma imagem direta do capitalismo, onde os meios de produção e desenvolvimento dos espaços urbanos, sofreram grande intensificação no século XX, e o governo brasileiro adota uma política de crescimento econômico favorável ao capitalismo, provocando grandes transformações e impactos, e assim as cidades passam a sofrer novos processos, mudando toda sua paisagem natural, de forma direta, principalmente pelas ações do homem através do trabalho que se multiplica de forma acelerada e desordenada.

Todo esse processo de aceleração das cidades se deve principalmente ao processo conhecido como êxodo rural, onde com a modernização do campo, ou seja, a mecanização agrícola, começam a existir um excedente de mão-de-obra, diminuindo a oportunidade de trabalho, e com o desenvolvimento das industrias, ocorre um processo de esvaziamento dessas áreas rurais de maneira forçosa para as cidades, pelas oportunidades e atrativos como, empregos em indústrias, no comércio, buscando assim melhores possibilidades, e também acessos aos serviços de saúde e educação e conseqüentemente melhores remunerações.

Porem esse processo vai causar as chamadas implicações nas áreas urbanas. As cidades começam a sofrer inúmeros problemas socioambientais, como a multiplicação de bairros com infra-estrutura deficiente, habitações situadas em áreas de risco e alterações nos sistemas naturais.

Surge então o fenômeno chamado de metropolização e expansão das grandes e médias cidades no país, trazendo consigo todos os problemas sociais e ambientais inerentes à produção capitalista do espaço urbano.

O crescimento acelerado ocasiona então a proliferação de bairros clandestinos, geralmente em áreas públicas ou de risco à população, e a favelização daqueles que não possuíam recursos suficientes para obter a casa própria, acentuando a desigualdade econômica e social nos centros urbanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com