TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Casos: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  4.444 Palavras (18 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 18

VI SEMEAD ESTUDO DE CASO

RECURSOS HUMANOS

TENDÊNCIAS ATUAIS DAS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS: UM ESTUDO DE CASO NUMA EMPRESA TÊXTIL DA PARAÍBA

Autores:

Andressa Maria Freire da Rocha do Nascimento- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração- UFPB e-mail: dessarn@ig.com.br Tel: (83) 2350134

Célia Cristina Zago- Doutora em Engenharia de Produção- UFSC- Professora do Departamento de Administração-UFPB e-mail: celiazago@ig.com.br Tel: (83) 2460378

Fernanda Pereira Silva- Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Administração- UFPB e-mail: fbraga6095@globo.com Tel: (83) 2358202

João Agnaldo do Nascimento- Doutor em Estatística- IME-USP- Professor do Departamento de Estatística- UFPB e-mail: joaoag@terra.com.br Tel: (83) 2353045

Tendências Atuais das Políticas de Recursos Humanos: Um Estudo de Caso numa Empresa Têxtil da Paraíba

Resumo

Na incessante busca da qualidade, produtividade e competitividade, as empresas sentiram a necessidade de novas práticas de recursos humanos, apresentando políticas e estratégias para o alcance dos objetivos organizacionais.

A investigação da pesquisa foi de natureza quantitativa. Os dados foram obtidos através de questionários com todos os gerentes da empresa estudada, sob a forma de um estudo de caso. A análise dos dados foi realizada com o auxílio do pacote estatístico SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), que permitiu o cálculo das médias, os testes de Wilcoxon, Friedman e Análise de Agrupamento das sete dimensões adaptadas do modelo de Coda. Neste sentido, procurou-se pesquisar quais as políticas de recursos humanos numa empresa têxtil da Paraíba, com o propósito de avaliar as tendências atuais de Recursos humanos como: recrutamento e seleção; treinamento e desenvolvimento; qualidade de vida do trabalho; cargos e salários; avaliação e desempenho; planos de cargos e salários e processo de comunicação.

Os resultados sugerem que o propósito da empresa consiste em: investir na qualidade de vida dos funcionários; valorizar elevados padrões de desempenho, enfatizando as competências e contribuir com seus colaboradores através de um processo de comunicação eficiente.

1.Introdução

As empresas ao longo do processo de crescimento e desenvolvimento estão naturalmente criando e aprimorando conhecimentos e experiências para responder ao novo cenário do mundo globalizado, definindo assim, a incessante busca pela competitividade. Estas, segundo Ferraz (apud Pizolotto e Piccinini 2000) , estão ligadas aos fatores fundamentais como a qualificação, a flexibilidade e a produtividade, introduzindo novas formas de gestão de recursos humanos, procurando reformular seu relacionamento com a força de trabalho, objetivando melhorias contínuas de produção e visando atrair os trabalhadores à co-participação dos desafios competitivos contemporâneos.

As organizações vêem adotando novos padrões de relação de trabalho onde procuram uma maior disseminação dos trabalhadores na tomada de decisões das empresas. E um dos fatores que merece destaque é a valorização do capital intelectual, como também, a transformação dos recursos humanos de uma atuação operacional para atuação estratégica.

Foi a partir da década de 90 que houve uma maior preocupação com o nível estratégico da área de RH. De acordo com Wood Jr. (1995); Almeida, Teixeira e Martinelli (1993), é possível observar uma transformação em curso nas funções e nos objetivos da administração de recursos humanos, onde os desafios da diversidade cultural que ora se descortinam, engendram novas redefinições estratégicas, reformas produtivas e reestruturações administrativas nas organizações. Fischer (1998) define que, estas transformações são responsáveis pela configuração de novos modelos de gestão de pessoas (Gestão de RH) e ainda, segundo Porter (1991) são capazes de criar e sustentar vantagens competitivas.

A presente realização deste estudo procura investigar as tendências atuais do departamento de RH de uma empresa têxtil do estado da Paraíba, definindo suas políticas e estratégias de recursos humanos.

2. A Gestão de Recursos Humanos

No atual ambiente empresarial os fatores que estimulam as mudanças na administração de recursos humanos são os externos e internos. Juran e Gryna (apud Santos et. Al. 1997) relatam que a partir da década de 90, exigiu-se uma nova política estratégica de recursos humanos: política centrada na qualidade, o que significou a adesão de princípios e programas de focalização no cliente, melhorias contínuas e capacitação de recursos humanos.

No Brasil, a importância da área de recursos humanos não se encontra totalmente difundida a respeito do caráter estratégico no qual revestem suas atividades. E um destes fatos é a relação da influencia dos fatores macro ambientais sobre a organização, levando os recursos humanos considerados às necessidades dos impactos somente por um longo período de tempo. O papel da área de RH, tradicionalmente, restrito a uma atuação administrativa evolui e, conforme a afirmação de Domênico (1996), permite por meio de suas políticas, ligar suas funções às necessidades do mercado, onde o departamento de recursos humanos passa a ser responsável pelas outras funções das políticas de RH dentro da empresa, interligando todos os departamentos para cumprir os objetivos organizacionais.

Na busca incessante pelas novas políticas da gestão de recursos humanos, a inovação tornou-se um dos fatores essenciais para as organizações dos novos tempos. As exigências de conhecimentos práticos, como teóricos, além das novas atitudes e habilidades decorrentes da introdução das inovações tecnológicas e sócio-organizacionais, nas quais, vêem alterando o perfil dos talentos humanos dentro da organização. Esta abordagem reflete novos paradigmas, tais como menciona Albuquerque (1992), tratam da eminência de contornos para as políticas de recursos humanos voltadas à obtenção de resultados que, podem ser traduzidos em termos de inovações, qualidade de serviços ou produtos e produtividade no trabalho.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com