TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redação Sobre Desastres Naturais

Por:   •  12/4/2023  •  Resenha  •  318 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Desastres ambientais

A sucessão de tragédias ambientais preocupa a população brasileira, principalmente quem vive de perto essas realidades. A pluralidade de consequências, além de morais, causa grandes impactos no ecossistema da região afetada. Podem ocorrer por fatores naturais ou influenciadas pela ação humana, na qual geralmente é motivo de ganancia e enriquecimento pessoal e social, já que em pleno século XXI o capital está a cima de qualquer preocupação com a vida.

As corporações investem altos valores em construções no espaço geográfico, para explorar, além do necessário, recursos que a natureza proporciona, que eram abundantes e hoje são escassos, tudo pelo desenvolvimento e consumismo para beneficio próprio. Já dizia Zigmunt Bauman, em Modernidade Líquida, “vivemos em tempos líquidos, nada é feito para durar”. Muito do que se compra em pouco tempo é substituído, porém barragens ou grandes construções não podem ser descartadas, e por falta de manutenções causam desastres ambientais.  

Os rompimentos da barragem de Mariana, em 2015, e da barragem em Brumadinho, em janeiro deste ano, afetou drasticamente a população destas cidades, com mortes e moradias destruídas e, diversos prejuízos ambientais, fatos que reforçaram para todo o país o quanto os principais responsáveis não se preocupam com a existência do local. O paradoxo entre modernização e exterminação esclarece um replanejamento necessário entre o ser humano e a vida.

Portanto, é visível que os desastres ambientais são uma das maiores preocupações no Brasil, é necessário haver uma mudança nesse senário. A humanidade precisa honrar a sua natureza. Muitos dos acidentes podem ser evitados com medidas mais rígidas e fiscalizações mais eficientes, multas mais severas para empresas que não cumprem com as limitações e matérias que mostram de forma clara as consequências da grande corrida para o lucro. O ser humano se considera tão inteligente, mas não aprendeu a respeitar o ecossistema do seu próprio país, está mais do que na hora disso acontecer, antes que seja tarde demais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com