TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Regiao Sul

Trabalho Universitário: Regiao Sul. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  3.753 Visualizações

Página 1 de 5

Região Sul

A formação da região sul aconteceu apartir da imigração do povo europeu , que com eles trouxeram muita diversidade para essa região .

Sua area é de 576.409,6 km² dividida em três estados Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Curitiba com mais de vinte oito milhões de habitantes ao total de acordo com o IBGE .

A região é a mais fria de todas no Brasil com o clima subtropical . A populacão na região sul tem aumentando muito nos ultimos anos , pois é um grande polo turistico , economica e cultural , abrangendo grande influência europeia.

O sul tem a economia bastante diversificada e bem distribuidas em seus varios setores , a região tem grande potencial industrial e de agricultura com tecnologia , sem esquecer tambem que é um grande exportadir nacional . A região sul é a segunda mais rica do Brasil , depois do sudeste, representando em 2013 de 16,6% de produto interno bruto (PIB) .

RIO GRANDE DO SUL

O Rio Grande do Sul é uma das vinte e sete unidades federativas do Brasil . Localizado na Região Sul , possui como limites o estado de Santa Catarina ao norte , o oceano Atlântico ao leste , o Uruguai ao sul e a Argentina a oeste . Sua Capital é o municipio de Porto Alegre . As cidades mais populosas são : Porto Alegre, Canoas , Caxias do Sul , Pelos e Santa Maria . O relevo é constituido por uma extensa baixada , dominada ao norte por um planalto . Uruguai, Taquari , Ijuí , Ibicuí , Pelotas e Camaquã são os rios principais . O clima é subtropical e a economia do estado se baseia na agricultura ( soja , trigo , arroz e milho ) , na pecuaria e na industria ( de couro e calçados , alimenticia , textil , madeireira , metalurgica e química ) .

É o estado mais meridional do país , conta o quarto maior PIB - superado apenas por São Paulo , Rio deJaneiro e Minas Gerais- quinto mais populoso e quinto indice de desenvolvimento humano (IDH) mais elevado . O estado possui papel marcante na historia do Brasil , tendo sido palco da Guerra dos Farrapos , a mais longa guerra civíl do país . Sua população é em grande parte formada por descendentes de portugueses , alemães , italianos , africanos e indigenas . Em pequena parte por espanhois , poloneses e franceses , dentre outros imigrantes .

O natural do Rio Grande do Sul é chamado de gaucho , O Rio Grande do Sul apresenta uma rica diversidade cultural . De forma sucinta pode se concluir que a cultura do estado tem duas vertentes : a gaucha propriamente dita , com raízes nos antigos gauchos que habitavam o pampa ; a outra vertente é a cultura trazida pela colonização europeia , efetuada por colonos portugueses , espanhois e imigrantes alemães e italianos .

A primeira é marcada pela vida no campo e pela criação bovina . A cultura gaucha nasceu na fronteira entre a Argenta , o Uruguai e o Sul do Brasil . Os gauchos viviam em uma sociedade nômade , baseada na pecuaria . Mais tarde com o estabelecimento das fazendas de gado , eles acabaram por se estabelecer em grandes estâncias espalhadas pelos pampas . O gauch era mestiço de índio , português e espanhol , e sua cultura foi bastante influenciada pela cultura dos indios guaranis , charruas e pelos colonos hispânicos .

No século XIX , o Rio Grande do Sul começou a ser colonizado por imigrandes europes . Os alemães começaram a se estabelecer ao longo do rio dos sinos , a partir de 1824 . Ali estabeleceram uma sociedade baseada na agrucultura e na criação familiar , bem distinta dos grandes latifundiarios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com