TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estagio

Trabalho Universitário: Relatório De Estagio. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE EDUCAÇÃO- CEDUC

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA – DG

CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, REALIZADO NO COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW OLIVEDOS – PB

Daniel Campos Martins

Clícia Danielle Moura Guimarães

Campina Grande / PB, novembro de 2012.

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I REALIZADO NO COLÉGIO MUNICIPAL MONSENHOR STANISLAW OLIVEDOS – PB

Relatório de estágio ocorrido entre as datas 08 a 29 de outubro de 2012, com carga horária de 12 horas/aulas, observado pela discente Clícia Danielle Moura Guimarães, matricula 111300100, realizado sob orientação do docente Daniel Campos Martins, docente na instituição de ensino Universidade Estadual da Paraíba.

Campina Grande / PB, novembro de 2012.

Sumário

1. Introdução__________________________________________________________04

2. Fundamentação teórica________________________________________________05

3. Diagnóstico da escola_________________________________________________07

3.1. Localização da escola_______________________________________________07

3.2. Dados da escola____________________________________________________08

4. Pesquisa realizada: resultados e discussão_________________________________11

5. Considerações finais__________________________________________________12 Referências___________________________________________________________13

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório é referente ao Estagio Supervisionado I do curso Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). O estagio foi realizado no Colégio Municipal Monsenhor Stanislaw (CMMS) na cidade de Olivedos – PB.

O estagio supervisionado I se constitui uma das etapas mais importantes na vida acadêmica dos estudantes de licenciatura, pois é através dessa etapa do curso em que os futuros professores terão o primeiro contato com a sala de aula, e a partir daí ele irá analisar esse espaço que também é geográfico, e por consequência cheio de contradições, nesse primeiro contato o estagiário irá apenas observar e analisar esse ambiente que se constitui das seguintes etapas: Diagnostico da escola, nessa etapa o estagiário estará incumbido de observar a escola como um todo, estrutura, composição projetos desenvolvidos, números de alunos, professores, ou seja, uma analise minuciosa do espaço escolar. Observação do professor regente, e ritmos de aprendizagem nas turmas do fundamental maior.

O Estágio é entendido como momento de incorporar as duas realidades entre o professor e aluno, ou seja, é lugar ímpar de contato físico com as suas bases do passado e futuro dentro de uma perspectiva no contexto do âmbito de trabalho. Pode ser, também configurada como parte integrante do processo de formação inicial. Segundo o entendimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN/9394/96). No Art. 82 – Os sistemas de ensino estabelecerão as normas para a realização dos estágios dos alunos regularmente matriculados no ensino médio ou superior em sua jurisdição. Partindo desse princípio constitucional de outras leis complementares no âmbito dos poderes públicos estaduais e municipais, e normas de regimentos estabelecidas pelas próprias instituições de ensino público ou particular nos institutos, universidades e faculdades; criam suas normas e regras para os estagiários em seus respectivos cursos.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As mudanças nesse início de século tem acontecido numa velocidade muito grande. Em face a essas transformações é preciso refletir sobre o ensino da Geografia nas séries Finais do Ensino Fundamental I, não só em relação aos métodos de abordagens utilizados, como também acerca da relevância educativa dos conteúdos e temas a serem trabalhados, pois, é preciso dar condições aos alunos de pensar e agir, buscando elementos que permitam compreender e explicar o mundo em permanente reinvenção.

A visão de Pimenta (1997, p. 21) o Estágio Supervisionado em qualquer área do conhecimento, "as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação são algumas atividades em campo de trabalho". Os estágios são vinculados ao componente curricular cujo objetivo é o preparo do licenciamento para o exercício do magistério em determinada área de ensino ou disciplina de ensino fundamental ll e ensino médio, para que os futuros discentes sejam conhecedores das realidades no campo de trabalho. Percebe-se que as universidades preparam “teoricamente” os alunos, porém, o chamado domínio de conteúdo, afinidade, somente serão adquiridos na prática.

Em entendimento há algumas bases teóricas onde estágio supervisionado é visto como link de interligação na busca de eloquência profissional, visando a identificação entre os futuros suportes pedagógicos, e o que o futuro professor terá após sua formação. Também, destaca-se como marco importante para condensação de conhecimentos, as pequenas falhas e acertos cometidos por nós que pode fazer toda a diferença na busca constante de encaminhamentos metodológicos para alcançarmos os objetivos propostos em nossas aulas.

No passado o ensino de Geografia era basicamente pautado, na descrição dos aspectos naturais do planeta, transmitido aos alunos um conjunto de informações sem sentido contextual a ser memorizado. Nesse pensamento muitos estudantes e professores defrontavam frentes a tantas dificuldades provocadas pelas mazelas dos métodos de ensino adotados na época. Dessa forma, os educandos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com