TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Casos: Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  1.307 Palavras (6 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo ilustrar o renascimentocientifico e cultural de forma clara e objetiva e mostrando como estes movimentos revolucionaram a idade Média e marcaram a idade Moderna com suas descobertas.RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e cientifico, muito importante que se promoveu na passagem da idade Media para a Moderna. Foi um períodomarcado por grandes avanços nas ciências, possibilitado pelos estudos e experimentos de grandes cientistas.

A Itália foi o berço do renascimento, pois as cidades de Gênova, Veneza, Milão, Florença e Romaeram grandes centros de comércio onde a intensa circulação de riquezas e idéias promoveram a ascensão de uma grande classe artística italiana.

A cultura da Renascença tinha como principalcaracterística a negação dos valores medievais. Nesse sentido, o antropocentrismo, o racionalismo e o individualismo afloram nas obras renascentistas.

A visão dos artistas na idadeMedia e na idade Moderna

O Renascimento proporcionou o desenvolvimento dos modos de produção da sociedade capitalista. A riqueza como objetivo, a produção pela produção, a produção como um processo.

RENASCIMENTO

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e cientifico, muito importante que se promoveu na passagem da idade Media para a Moderna. Foi um período marcado por grandes avanços nas ciências, possibilitado pelos estudos e experimentos de grandes cientistas.

A Itália foi o berço do renascimento, pois as cidades de Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio onde a intensa circulação de riquezas e idéias promoveram a ascensão de uma grande classe artística italiana.

A cultura da Renascença tinha como principal característica a negação dos valores medievais. Nesse sentido, o antropocentrismo, o racionalismo e o individualismo afloram nas obras renascentistas.

A visão dos artistas na idade Media e na idade Moderna

O Renascimento proporcionou o desenvolvimento dos modos de produção da sociedade capitalista. A riqueza como objetivo, a produção pela produção, a produção como um processo interminável dissolvendo e transformando constantemente as coisas, forçou o surgimento de um novo tipo de homem, diferente do antigo e do medieval: o homem como ser dinâmico.

As descobertas científicas geraram forte mudança na forma que muitas pessoas entendiam o funcionamento do mundo. Isso ocorreu, pois as explicações religiosas, sem fundamentação, foram sendo substituídas pelas explicações baseadas nas ciências. Além de afetar a religião, estas descobertas científicas também impactaram o pensamento filosófico da época.

O estudo do corpo humano foi um marco na ciência renascentista.

Os principais nomes do Renascimento Cultural e Científico

- Nicolau Copérnico (1473 – 1543) – seus estudos astronômicos revolucionaram os conhecimentos científicos da época, pois mostravam que era a Terra que girava em torno do Sol e não o contrário, como se acreditava anteriormente. O heliocentrismo (o Sol no centro do Sistema Solar) não foi aceito pela Igreja, porém se tornou referência para o estudo dos astrônomos nos anos posteriores.

- Galileu Galilei (1564 – 1642) – importante físico, astrônomo e matemático italiano. Além de construir a primeira luneta astronômica, fez várias descobertas importantes na área da Astronomia. Foi Galileu, que através de seus cálculos matemático, comprovou a teoria do heliocentrismo.

- Andreas Vesalius (1514 – 1564) – anatomista belga, foi muito importante para o avanço da Medicina. Suas pesquisas sobre o corpo humano revelaram

conhecimentos fundamentais para a Anatomia Humana.

- Leonardo da Vinci (1452 – 1519) – O italiano Da Vinci ficou mais conhecido pelas suas obras de pintura. Porém, foi de grande importância seus estudos científicos, principalmente, nas áreas de hidrostática, engenharia e matemática.

- Johannes Kepler (1571 – 1630) – foi um importante astrônomo e matemático alemão. Além de fazer importantes estudos na área de gravitação, formulou as leis fundamentais da mecânica celeste.

Origem Renascimento

O desenvolvimento do Renascimento na Itália foi favorecido pelo importante crescimento comercial e urbano que ocorreu em várias cidades do norte da Itália a partir do século XIV. Grandes mercadores italianos passaram a incentivar o desenvolvimento artístico, financiando vários artistas (principalmente pintores e escultores) italianos. Estes ricos comerciantes eram chamados de “mecenas” e o apoio que davam aos artistas ficou conhecido como mecenato.

Esta dinâmica burguesia italiana, sobretudo em Florença onde a família Médici deu grande incentivo às artes, foi muito importante para o desenvolvimento artístico renascentista.

Outro fato importante que fortaleceu o desenvolvimento artístico e cultural na Itália foi a ligação direta com o legado, principalmente o estilo artístico, greco-romano. Grande parte das características da arte grega e romana foi resgatada pelos artistas italianos na fase do Renascimento.

Renascimento

Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e início do século XVII. O período foi marcado por transformações em muitas áreas da vida humana, que assinalam o final da Idade Média e boa parte da Idade Moderna.

Chamou-se "Renascimento" em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista. O termo foi registrado pela primeira vez

por Giorgio Vasari já no século XVI, mas a noção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com