TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Por:   •  8/4/2016  •  Monografia  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

 De acordo com (Jorge Rodrigues e Manuela Duarte, 2012) ``A globalização da economia criou novas oportunidade e desafios as empresas, mas também aumentou a complexidade organizacional. As empresas ao expandirem-se para novos mercados, também têm que responder a novas responsabilidades, a uma escala global, pelo que a responsabilidade social a que a empresa tem de dar resposta é consideravelmente diferente, sendo nalguns casos maiores e, por isso mesmo, mais exigente.

Tem vindo a crescer a atenção importância dadas à problemática da responsabilidade social das empresas. Em Junho de 2001 foi apresentado pela comissão europeia, o livro verde intitulado ``promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas´´, mostrando assim o interesse e preocupação que esses assuntos têm para a união europeia.

De acordo com aquele livro, a responsabilidade social e ambiental das empresas é definida como sendo a integração voluntaria de preocupações sociais e ambientais por parte das empresas nas suas operações e na sua interação com outras partes interessadas. A responsabilidade social e ambiental das empresas também conduz a gestão da mudança de forma socialmente responsável, com as empresas a procurarem compromissos equilibrados e aceitáveis por todas as partes interessadas e ainda entre as exigências e as necessidades de todos os agentes envolvidos.

A responsabilidade social e ambiental das empresas pode ser considerada como uma questão de cultura da própria empresa, pois o interesse das empresas por esta responsabilização deve ser encarado como um benefício a médio e longo prazos, podendo também contribuir para atingir o tão necessário desenvolvimento sustentado. É, pois, um conceito segundo o qual as empresas, numa base legal, estatutária e também voluntaria, decidem contribuir para uma sociedade justa, com melhor qualidade de vida, preservando o ambiente´´.

E de acordo com ( Idalberto Chaivenato, no livro Administração nos novos tempos, ) diz que ``A responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam e melhorem o bem – estar da sociedade na medida em que ela procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. A organização socialmente responsável é aquela que desempenha as seguintes obrigações:

  1. Incorpora objetivos sociais em seus processos de planeamento.
  2. Aplica normas comparativas de outras organizações em seus programas sociais.
  3. Apresenta relatórios aos membros organizacionais e aos parceiros sobre os progressos na sua responsabilidade social.
  4. Experimenta diferentes abordagens para medir o seu desempenho social.
  5. Procura medir os custos dos programas sociais e o retorno dos investimentos em programas socias´´.

Em suma pode se dizer que as organizações para atingirem os seus objectivos principais elas criam actividades sociais e ambientais para o bem-estar na local onde esta inserida com vista a criarem uma boa imagem local e internacional assim garantindo mais anos de vida da organização.

  1. Responsabilidade social e Ambietal das empresas e Objectivos empresariais

De acordo com (Jorge Rodrigues e Manuela Duarte, 2012) ``No contexto empresarial competitivo em que as empresas operam, a importância das suas imagem e reputação tem um papel cada vez mais proeminente, dadas as pressões dos vários sectores intervenientes nas questões ambientais e sociais.

De acordo com drucker (2003), uma das tarefas da gestão é gerir os impactos e a responsabilidade ambiental e social das empresas. Para exercer a sua actividade, produzindo bens e serviços, as empresas têm de ter influência e imagem nos consumidores, nos trabalhadores e na comunidade em geral. De facto, as empresas são geradoras de postos de trabalho e responsáveis pelos impactes poluidores do ambiente, influenciando a qualidade de vida das populações.

As empresas, ao serem confrontadas com os desafios da globalização da economia, em permanente mudança, tomam consciência de que a sua responsabilidade social é possível de se revestir de um valor económico directo, na medida em que pode contribuir para fortalecer a sua imagem.

As empresas tem uma imagem a resguardar e defender que, ao ser manchada, aumenta o risco da sua sobrevivência (srour, 2003). Há, ainda, a considerar que uma boa imagem pode:

  • Funcionar como barreira contra os concorrentes, constituindo uma vantagem competitiva;
  • Constitui um obstáculo as crises, graças ao apoio que alguns stakeboldres, tais como os accionistas, os investidores, os clientes, os fornecedores, os trabalhadores, os credores e o estado, estão dispostos a oferecer à empresa em dificuldades.
  • Facilitar o relacionamento com os fornecedores, os investidores, os concorrentes, as autoridades e as comunidades locais;
  • Contribui para um mais fácil obtenção de créditos junto das entidades de financiamento;
  • Aumentar o valor de mercado da empresa e facilitar – lhe o acesso ao mercado de capitais;
  • Reduzir as resistências de quem não esta de acórdão coma empresa;
  • Aumentar a fidelização dos clientes;
  • Captar e conservar o capital da empresa.

São cada vez mais as empresas que reconhecem a responsabilidade social e ambiental que lhes cabe, considerando-a como parte da sua identidade. Estas responsabilidades manifestam se em relação aos trabalhadores e, mais genericamente, em relação a todas as partes interessadas e potencialmente afectadas pela actividade da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com