TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: As Cidades De Salavdor

Artigos Científicos: Resumo: As Cidades De Salavdor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: As cidades de Salvador

A milhares de anos o homem começou a organizar-se em sociedades, dando inicio as civilizações.Des dos primordios da civilização um fenomeno iminente vem ocorrendo, a segregação social.Esta consiste na separação da sociedade por “classes”, determinando o estilo de vida que cada individuo pode ter.Um exemplo classico da segregação social é o feudalismo, que estabelecia uma grande divisão social, fazendo com que muitos vivessem com pouco e poucos vivessem com muito.Porem a segregação social não “morreu” com o feudalismo, e vem se apresentando de maneira intensa nas sociedades contemporaneas.

O contexto em que a grande Salvador se encontra não á diferente, poís basta um simples passeio pela cidade pana notar-se a extrema desigualdade social estampada nas construções por exemplo. São diversos os motivos que contribuiram para a propagação desta segregação social na cidade, sendo um deles a grande migração da população rural para area urbana(exodo rural), devido a demanda de mão de obra no periodo da ascenção industrial.Porém nem todos aqueles que migraram em busca de emprego consiguiram estabelecer- se de maneira digna, criando então um grande volume de indigentes que por sua vez, buscaram habitações em invasões e muitas vezes viviam em condições sub humanas.

Evidentimente a segregação social não é um fenomeno previamente organizado e planejado, sendo ela resultado da politica capitalista, que permite que grande quantidade de recursos concentre-se em poder de poucas pessoas.Como resultado da desigualdade social é natural que ocorra um aumento da violencência, criando um estimulo para que aqueles que possuem recursos acima da media, busquem isolar-se em uma “bolha protetora”, surgindo assim grandes condominios fechados e areas “vips” para aqueles que podem pagar para fugir das areas em que se concentram as pessoas menos favorecidas. E assim o fenomeno da segragação deixa de ser apenas economico e passa a ser também espacial.

Confirmando a tendência a um maior isolamento e auto-segragação das elites, as áreas “superiores” de Salvador possuem quase que em sua totalidade, moradores com o poder aquisitivo acima da média. Se no conjunto dessas áreas as unidades com renda domiciliar superior a vinte salários mínimos representavam 41,3% em 1991, em 2000 esse número subiu para 60,9%. Na Vitória, Graça e Barra, áreas tradicionais da população de alta renda, velhas mansões estão sendo substituídas por elevados e luxuosos condomínios verticais fechados, que oferecem segurança, lazer e várias comodidades aos seus moradores, permitindo-lhe permanecer um maior tempo em espaços exclusivos e protegidos da violência e de outros problemas urbanos.

Outro marco da segregação social está ligado a questão racial, ficando evidente certa discriminação em relação aos negros, ocorrendo restritas oportunidades de educação, inserção produtiva e ascensão social para negros e pardos que por sua vez têm ficado, historicamente, na base da pirâmide social. Observando-se a distribuição das raças pelas categorias ocupacionais utilizadas em uma pesquisa, por exemplo, verifica-se que 3,1% dos brancos encontravam-se entre os dirigentes e grandes empregadores e 15,4% na categoria dos profissionais de nível superior; 5,7% eram pequenos empregadores, 37,6%

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com