TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Oceanos

Artigos Científicos: Resumo Sobre Oceanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Oceano é uma grande quantidade de água salgada que cobre quase três quartos da superfície da Terra, é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos. Os oceanos são:

Oceano Pacífico

Oceano Atlântico

Oceano Ártico

Oceano Índico

Oceano Antártico

Os mares são porções menores e mais rasas que os oceanos, inclusive a porção costeira. Apresentam maiores variações de salinidade e sofrem maior influencia dos continentes.

Os mares podem ser costeiros ou abertos, continentais ou mediterrâneos e fechados, ou isolados.

Agora vamos estudar um pouco mais sobre o assunto a cima:

Oceanos

Grande extensão de água salgada que circunda as massas de terra dos continentes, preenchendo as grandes depressões da superfície da Terra. Ocupa 71% da superfície do globo e é geralmente dividido em quatro áreas, que por ordem de tamanho são os oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico e Ártico. Os três primeiros estendem-se até as águas do Antártico, que pode ser considerado um quinto oceano. Cada uma dessas grandes áreas contém variadas massas de água que possuem diferenças físicas, químicas ou biológicas. Os oceanos são uma parte essencial do meio ambiente natural, não apenas porque fornecem alimento, combustível, e constituam um meio de comunicação, mas também porque são as fontes definitivas de toda a água existente sobre o globo e proporcionam a umidade que chega aos continentes sob a forma de chuva; é através do ciclo hidrológico que os oceanos agem sobre os climas dos continentes. As mudanças de temperatura e pressão provocam os ventos, que são de grande importância para a circulação atmosférica. A sua salinidade resulta da afluência da matéria continental dissolvida levada pelos rios, pois quando a água evapora de sua superfície, os sais são deixados. A salinidade varia de acordo com as características da área e as águas menos salgadas são menos densas. A temperatura também afeta a densidade e as águas mais frias tendem a se deslocar para o fundo. Estruturalmente, os oceanos têm plataformas continentais em suas margens, e bacias e fossas nas partes mais fundas. Eles são afetados pelos movimentos das placas da crosta terrestre mais do que pela terra firme, porque a maioria das fronteiras entre as placas está sob o oceano. Existem montanhas, vulcões e fendas nas profundezas dos oceanos.

Os principais oceanos:

O mapa-múndi mostra que a massa liquida oceânica é continua, porém, considera-se a existência de cinco oceanos que são: Pacífico, Atlântico, Indico, Ártico e Antártico.

Oceano Pacífico:

Em 1513, o espanhol Vasco Núñez de Balboa divisou de uma montanha do istmo do Panamá uma massa de água que denominou "mar do Sul". Oito anos depois, Fernão de Magalhães, em sua viagem de circunavegação da Terra, comprovou que se tratava de um vasto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com