TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto Aprendendo a Aprender

Por:   •  18/8/2015  •  Resenha  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  2.666 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo do texto – Aprender a aprender: Sugestões para o estudo

Com o advento do ensino à Distância encontramo-nos diante de uma gama de possibilidades como as que são observadas quando se analisa esta nova possibilidade no cenário do nosso estado e com enfoque para o interior, uma vez que as grandes unidades educacionais estavam antes limitadas a regiões mais centrais.

É possível encontrar um novo público, por exemplo, que anteriormente, por dificuldades de horários, disponibilidade, responsabilidades que se avolumaram com o passar de uma tenra idade, enfim, indivíduos mais velhos podem ainda se beneficiar neste cenário, de uma modalidade de educação que flexibilize tempo, horário, local, distância, frequência, binômio aluno X professor.

Junta-se a estas novas possibilidades o advento da tecnologia da informação que coloca o mundo em um clique e interliga tudo e todos de maneira que não se pode dizer que simplesmente “não dá para isso ou aquilo”. Aqui se fica diante do princípio que nesta modalidade de ensino-aprendizagem o fato de o aluno ser o agente organizador do seu tempo de estudo individual à distância, bem como nas tutorias à distância e presenciais. Ainda é capaz de identificar qual o melhor horário que pode se dedicar ao estudo, que formas de estudo, de apreensão de informação, podem desenvolver métodos particulares, mas que podem ser compartilhados com companheiros de estudo de uma organização educacional que estão na mesma condição – eis a maravilha que nos proporciona a TI, estreitar distâncias. O conteúdo impresso também encoraja a aprofundar pesquisas e mais uma vez estamos diante das possibilidades que a TI nos oferece, o acesso à informação. Diante do material impresso e das informações por ele concedida, uma vez que são considerados pontos positivos nas pesquisas referentes à EAD, é preciso aplicar técnicas de estudo que facilitem nossa compreensão como determinados tipos de anotações que facilitem o trânsito entre as informações, bem como colaboram para que sejamos capazes de aprimorar nosso vocabulário para reproduzirmos a ideia original com nossas próprias palavras, demonstrando assim compreensão e assimilação de temas centrais, argumentos propostos.

Enfim, podemos concluir que em nada o EAD deixa a desejar quando comparado à modalidade presencial de educação, pois nos “obriga” a nos atualizamos com relação a TI e ainda aprofundarmos nossas possibilidades e habilidades no âmbito de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com