TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos

Artigo: Resíduos Sólidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  873 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

O que são resíduos Sólidos?

Lixo ou resíduos sólidos, é todo o resto, todo resíduo gerado pela atividade humana, na produção de algum produto ou serviço, e que é considerado descartável, indesejável ou inútil pelos seus geradores.

A produção, manuseio e destinação de resíduos sólidos é um problema atual e de grande importância, que se insere cada vez mais no contexto de nosssa sociedadde moderna, dessa forma o tema tem sido alvo de constantes discussões em nosso campo social, e fatores como a chamada Logística Reversa, ou seja, responsabilidade pós-consumo, e a Educação Ambienta (EA) tem sido apontados como possíveis soluções formas de mitigação do problema.

A quem pertence a respnsabilidade? Ao Poder Píblico ou ao gerador? são algumas das principais quetões discutidas atualmente em reação ao tema.

É amplamente visível que grande parte dos problemas relacionado a saúde estão diretamente ligados ao saneamento inadequado e, dentro deste, a geração, coleta, manuseio, segregação e destinação inadequada de resíduos sólidos. Problemas como esse mantêm uma ligação estreita com fatores sociais e macroeconômicos, como por exemplo, o crescimento populacional e sua má adimistração, a grande desigualdade na distribuição de renda, aumento no interesse em um estilo de vida urbano e consequentemente mais materialista, a utilização de processos industriais mais intensivos na extraçaõ de recursos naturais e que tem aumentado a geração de resíduos poluídores, e até mesmo a mudanças de comportamento ligadas ao consumo individual e coletivo marcado por níveis cada vez mais altos de desperdício, entre outros fatores.

O Consumo da sociedade atual tem aumentado em uma escala alarmante, e em função disso os recursos naturais são retirados da natureza em uma escala alarmante, pois a extração desses recursos tem sido bem maior do que sua capacidade de regeneração, e em comparação a isso a geração de resíduos aumentou de tal forma que ultrapassou a capacidade da natureza de absorvê-los. O resultado é o notável desequilíbrio ambiental que tem se mostrado presente através dos mais diversos fenômenos, dentre eles, a poluição atmosférica, mudanças climáticas, saturação da camada de ozônio, etc. E assim tem tido uma grande influênacia negativa na vida no planeta.

No que diz respeito á satisfação de desejos individuais, sejam elas físicas ou culturais, os altos graus de consumo de nossa sociedade moderna podem apresentar reflexos te tais ações que vão muito além do próprio consumidor, sendo assim um dos mais notáveis problemas relacionados ao tema é principalmente o descarte de resíduos sólidos, seja pelo próprio consumidor final, e até mesmo pelo próprio fabricante do produto.

Os mesmos hábitos de consumo que tem o papel de assegurar uma vida digna e de qualidade a população, se somados a má administração dos resíduos produzidos por esta pode ter um resultado inverso e afetar negativamente o desenvolvimento desta, e assim comprometer sua qualidade de vida.

Para que o problema tenha chance de ser solucionado deve-se levar em conta o papel da evolução do consumo e os padrões presentes na sociedade contemporânea.

Dessa forma é de grande importância lembrar que com o passar dos anos o consumo deixou de apresentar aspectos ligados apenas a satisfação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com