TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rohcas E Minerais

Monografias: Rohcas E Minerais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  2.311 Palavras (10 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 10

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade dissertar sobre as rochas e os minerais, contendo seus conceitos, suas propriedades, classificações, ciclo, dentre outros itens. Além disso, serão apresentadas também suas aplicações à Engenharia Civil, já que, a mesma depende das condições que rochas e minerais possam oferecer para a construção civil.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 ROCHAS

As rochas podem ser conceituadas como agregados naturais, compostos por um mineral ou mais, sendo uma parte importante da Terra sólida. Constituintes essenciais da crosta terrestre, provenientes da solidificação do magma ou de lavas vulcânicas, ou da consolidação de depósitos sedimentares, tendo ou não sofrido transformações metamórficas. Geralmente tem-se a noção de que a rocha necessariamente deve ser um material duro, porém isso não é sempre válido, já que, existem rochas de características moles como argilas, folhelhos, arenitos e outros.

No planeta Terra, sob uma cobertura de detritos, solo, vegetação, água e gelo, ocorrem materiais sólidos denominados rochas. Rochedos, encostas de morros, cortes de estradas ou ilhas estéreis, constituem afloramentos de rochas, perfazendo 3% da superfície dos continentes.

Apresentam elevada resistência mecânica, somente modificável por contatos com o ar e água em casos especiais. Da rocha são extraídos: blocos, matacões (grandes blocos arredondados), pedras para construção (para alvenaria, guias, paralelepípedos, lajotas, placas), e agregados. As rochas se formam basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não.

2.1.1 CICLO DAS ROCHAS

Entende-se como ciclo das rochas, como os processos que podem formar outras rochas ou solos. O ciclo mencionado depende de fatores como o ciclo tectônico e o ciclo hidrológico.

Em relação ao ciclo tectônico, o calor presente nesse processo produz lava que irá em uma determinada situação entrar em contato com a superfície, ocasionando assim sua solidificação. Essa solidificação irá resultar nas rochas ígneas. Daí se diz que o ciclo das rochas tem seu início.

As rochas ígneas formadas pela solidificação do magma irão sofrer "ataques químicos", como de ácidos, água e até físicos como do vento, que ajudarão em sua desagregação.

Estas rochas que estão na superfície irão começar a se degradar devido a ação do intemperismo. Resumindo, devido à ação da água e do vento principalmente, daí, após sofrer essa desagregação, as rochas irão estar em forma de sedimentos, que por sua vez serão transportados por diversos fluidos, como exemplo a própria água e o vento. Então, chegará um ponto que esses sedimentos começarão a acumular-se em regiões baixas, originando assim as rochas sedimentares(vide figura 1).

Após milhares de anos, essas rochas sedimentares irão chegar à profundidades cada vez maiores. Então, elas começarão a receber altas temperaturas e pressões de forma mais constante, tornando-as cada vez mais duras. Após esse processo, as rochas sedimentares irão se transformar em rochas metamórficas, que por sua vez continuarão a receber altas temperaturas fazendo com que estas entrem em processo de fusão transformando-se assim novamente em rochas ígneas.

Devido a processos no interior da Terra, essas "novas" rochas ígneas serão levantadas a níveis cada vez mais superiores, até que estas consigam ser expelidas para a superfície, sofrendo assim o mesmo processo de intemperismo já mencionado. Daí o ciclo recomeçará.

É interessante salientar a participação da água no ciclo das rochas. Pois é ela a maior responsável pelo transporte dos sedimentos provenientes da desagregação das rochas ígneas. Além de dissolver materiais inorgânicos dos sedimentos.

Figura 1 - Ciclo da Rocha

2.1.2 CLASSIFICAÇÃO DAS ROCHAS

São, normalmente, agrupadas, de acordo com a sua origem, e ligadas pelo ciclo da rocha, em três grandes classes: magmáticas ou eruptivas ou ígneas, metamórficas e sedimentares.

2.1.2.1 Rochas Magmáticas, Eruptivas ou Ígneas

As rochas ígneas representam 80% da crosta terrestre, tanto em continentes quanto em bacias oceânicas. Estas são resultado da solidificação do magma e podem ser classificadas como: plutônicas ou intrusivas, que são aquelas formadas em grandes profundidades da Terra passando por lentos processos de resfriamento e solidificação do magma, ou vulcânicas ou extrusivas, que são resultado do extravasamento da lava (magma) na superfície terrestre, podendo por sua vez resultar em um material vítreo e de granulação fina. O oxigênio e o silício são os principais componentes do magma que resulta em rochas ígneas.

Dentre os principais tipos de rocha, as ígneas são aquelas consideradas a de melhor comportamento geomecânico, além de serem as mais usadas na construção civil no Brasil. Isso se deve ao fato dessas rochas conterem alta resistência mecânica devido à alta homogeneidade dos corpos rochosos e granulação grossa entre outros aspectos. Dentre as rochas plutônicas e as vulcânicas estas últimas possuem maior resistência mecânica, porém podendo ser diminuída na presença de vesículas ou amígdalas(vide figura 2).

Figura - Rocha Ígnea

O quartzo é um dos maiores responsáveis pela alta resistência desse tipo de rocha(vide figura 3). Ou seja, quanto mais quartzo estiver presente na rocha, mais resistência mecânica ela irá oferecer. Contudo, junto com a alta resistência vem o aumento de sua abrasividade podendo causar desgastes de determinados equipamentos.

Figura 3 - Quartzo

As rochas ígneas podem ocorrer em derrame de lava, que por sua vez pode ocorrer através de uma erupção central ou de fraturas encontradas na crosta terrestre ocasionando planaltos vulcânicos.

As rochas ígneas mais abundantes são os granitos (plutônica) e os basaltos (vulcânicas). Os granitos são formados por quartzo (entre 20 e 30%), feldspatos (entre 50 e 70%). Quando predominam os feldspatos potássicos em sua composição, tendem a ter cor rosa e avermelhada(vide figura 4). Porém quando predominam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com