TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE ATUAL E FUTURA

Por:   •  27/5/2013  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 5

SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA SOCIEDADE ATUAL E FUTURA

Trabalho apresentado para atividade de Educação Ambiental da disciplina Princípios de Educação Ambiental.

MUZAMBINHO-MG

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 3

METODOLOGIA 4

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 5

CRONOGRAMA 6

RESULTADOS ESPERADOS 7

REFERENCIAL TEÓRICO 8

INTRODUÇÃO

A questão do meio ambiente vem sendo muito discutida nos últimos anos. Esta preocupação é bastante positiva quando se busca a preservação da natureza através da sensibilização do homem diante das medidas necessárias a serem tomadas em caráter de urgência, para garantir a sobrevivência do nosso planeta. Apesar da evolução da sociedade, é recente a preocupação com o meio ambiente. A sensibilização da sociedade para com os problemas ambientais é peça chave na mudança de comportamento, o que poderá levar à busca do desenvolvimento econômico, sem agredir a natureza.

O presente trabalho preocupa-se com a preservação da natureza, baseando-se nos princípios do direito ambiental. Diante do atual cenário de degradação ambiental, causada direta ou indiretamente pelo homem, faz-se necessária à pesquisa sobre as diversas maneiras de buscar a sensibilização da sociedade, através da aplicação dos princípios de direito ambiental, tema amplamente debatido na atualidade, por todo o mundo e por diversos cientistas.

OBJETIVO

O objetivo geral deste projeto é identificar o trabalho atualmente realizado na Sociedade Guaranesiana no sentido dos objetivos específicos são:

• Identificar os órgãos públicos e privados (na localidade) voltados para a conscientização e sensibilização da sociedade para os problemas ambientais que as afetam;

• Analisar programas de sensibilização e identificar sua contribuição para a sociedade;

• Identificar os fatores que impedem a sociedade de participar de programas de sensibilização ambiental;

• Dar pistas para futuros pesquisadores sobre como elaborar um programa de sensibilização ambiental que mobilize, de fato, a sociedade.

Mostrar para a sociedade os riscos iminentes no planeta terra, onde poderá melhorar com suas atitudes, transformar seus hábitos de vida comportamental relativamente ao meio ambiente.

Identificar os comportamentos de hábitos e de cultura das regiões onde será mais difícil acesso a informação para procurar atingir a meta esperada com a sensibilização para que as atitudes seja compreendida e mudado se não for de imediato, mas que chegue até eles a fundamental preocupação comas vidas atuais e vindouras.

METODOLOGIA

A pesquisa será iniciada com leitura de doutrina relacionada à proteção ambiental e a gestão urbanística, com livros indicados na bibliografia. Também serão realizadas pesquisas em Prefeituras, Câmara de Vereadores, etc. Pesquisando seus respectivos documentos como:

• Lei Orgânica Municipal;

• Legislação ambiental;

• Jornais e revistas;

• Entrevistas, será feito perguntas ao secretário do Meio Ambiente, como funciona coleta de lixo, seu destino, aterro sanitário, coletas lixo hospitalar, tratamento de água e esgoto, e todo o sistema de reciclagem do município.

• Licenciamento ambiental e direito de propriedade ambiental, pesquisando como se encontra adequação conforme lei vigente do país.

A pesquisa será baseada na pesquisa documental e bibliográfica, fazendo referência às obras doutrinárias das bibliotecas, bem como artigos científicos escritos por especialistas.

O procedimento adotado foi pesquisar livros, revistas e até mesmo, pesquisa de campo para constatar que a natureza é riquíssima para sociedade, fauna, flora em geral.

Foi pesquisado neste pré-projeto especificamente “Livro Gerais do Direito Ambiental”

DISCUSSÃO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com