TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMA SOCIAL

Dissertações: SISTEMA SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  306 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

MODELO DE JUNG

O MODELO DE JUNG

O modelo de estilos apresentado por Carl Jung, alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona.

ESTILO RESTRITIVO - EXEMPLO PRÁTICO

Esse exemplo ressalta os tópicos principais de uma negociação de sequestro em Santo André, São Paulo, no dia 13 de outubro de 2008, Lindemberg Fernandes Alves, então com 22 anos, invadiu o domicílio de sua ex-namorada, Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, onde ela e colegas realizavam trabalhos escolares. Inicialmente dois reféns foram liberados, restando no interior do apartamento, em poder do sequestrador, Eloá e sua amiga Nayara Silva. O coronel da Polícia Militar Eduardo José Felix, que comandou a negociação com o sequestrador Lindemberg Alves.

Conforme análise da negociação envolvida no processo de sequestro, a polícia utilizou ações arriscadas, técnicas de pressão psicológica, simulação de invasão, assumindo o poder de risco de perder a vida de algum refém, em virtude da necessidade de evitar manipulações por parte do sequestrador.

O sequestrador Lindemberg superestimou seu poder de moralidade, utilizando-se de falta de generosidade para obter concessões. Isto pode ser observado quando a refém Eloá e o próprio sequestrador divulgava maus-tratos e torturas cometidos contra a refém e, principalmente, com a ameaça de matá-la. A polícia continuou as negociações, com a utilização da tática de inquietação, porém nada se resolvia.

Assim, o tempo foi fator agravante da situação, contribuindo para deixar sequelas emocionais e físicas nos envolvidos. A cada dia que passava, mais cobrança da sociedade sobre uma atitude policial, mais riscos corriam os reféns, mais irritado ficava o sequestrador. Daí o fato de ser essencial reduzir ao máximo o tempo de negociação e o firmamento de um acordo.

Apesar disso, não havia um tempo limite definido..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com