TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segunda guerra mundial

Por:   •  9/11/2015  •  Artigo  •  962 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

  1. CARACTERISTICA DA INSTITUICAO
  1. Apresentação da escola

O estagio em ambiente escolar foi realizado no Colégio Ulisses Guimarães em Rolim de Moura, é uma instituição municipal que atende a comunidade do Bairro Boa Esperança. Sua modalidade de ensino é voltada para o ensino fundamental com sistema de ciclos nas séries iniciais, ou seja, sem reprovações nas primeiras séries, e seriada nas séries a partir do quinto ano.

Esta é uma instituição bem localizada, pois abrange uma área carente da cidade, assim ela é de extrema importância para a região, é responsável por abrigar, alimentar e educar centenas de crianças todos os anos.

  1. Aspecto físico

A instituição mudou muito desde sua fundação, aumentaram-se salas, reformara-se outras afim de melhora-la. As mudanças foram sempre bem vindas, a mais recente foi fornecida pelos acadêmicos do curso de engenharia florestal da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, eles fizeram um ótimo trabalho de paisagismo, dando um ar muito aconchegante a instituição.

        Hoje, a instituição conta com várias construções que beneficiam os alunos como: salas de aula dividida em dois pavilhões, sanitários, piso tátil para pessoas especiais, pátio coberto com piso em granilite, quadra poliesportiva, biblioteca, refeitório, sala de multimídia e uma ala separada para o setor administrativo e a cozinha da instituição, além de outras construções.

  1. Estrutura de pessoal

Quanto aos funcionários da instituição, só há elogios, todo o corpo de funcionário e não apenas os docentes, são simpáticos e prontos a ajudar. Em primeira visita fui atendido pelo vice-diretor XXXXX que logo me auxilio a encontrar a atual professora de história e geografia da instituição, a Sr. Elenita, logo se dispôs a me auxiliar, indicando suas dificuldades em lecionar história, pois é formada em pedagogia, mas por necessidade assumiu as aulas para não deixar as crianças sem essa matéria.

A secretária e bibliotecária também se dispuseram em ajudar prontamente quando necessitei, de igual modo o guarda e a diretora. Além dos funcionários, os alunos também se mostram muito prestativos e gostam de auxiliar, na turma do 6º ano do período vespertino, no qual estagiei, eles sempre ao entrarem na sala na primeira aula do dia, limpam as mesas e cadeiras com pano umedecido e varriam a sala, isto porque a época do ano é seca e produz muita poeira.

  1. Projeto politico e pedagógico

  1. Principais atividades desenvolvidas na escola

  1. OBSERVAÇÃO DA PRATICA DOCENTE

2.1        Observações gerais

Logo que cheguei a escola fui muito bem recebido, o guarda logo me indicou o vice diretor, que por sua vez me encaminhou a professora Elenita, já que seria ela quem ditaria a possibilidade de estagiar na instituição. Esta logo me informou de sua situação, e ficou preocupada que fosse um estágio produtivo na área de história, pois ela é formada em pedagogia e por necessidade da instituição assumiu as aulas de história e geografia, para que os alunos não ficassem sem aula.

Outro problema com o corpo docente é a falta de professor substituto para as aulas de matemática, o titular estava afastado por problemas de saúde e buscando se aposentar por idade ou anos servidos.

A localidade da instituição também chama a atenção, esta situada em uma região periférica da cidade, e atende a comunidade carente, sendo assim, é de suma importância para o lugar, muitas das famílias que tem seus filhos matriculados no colégio, não tem condições de pagar babas, creches ou escolas particulares, tão pouco tem o luxo de poder ficar em casa para cuidar de seus filhos, necessitando deixa-los no escola para poderem trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com