TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seguranca Publica

Casos: Seguranca Publica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO: Este trabalho visa identificar a principais tendências da polícia no Brasil e no mundo. Para tal irá apresentar uma revisão história da evolução do poder do Estado de usar a força em nome do interesse coletivo, bem como a origem das organizações de polícia que representam em parte o Estado neste mister. Foram identificados as escolas de polícia e os modelos de polícia dominantes no mundo. Finalmente, foram apresentados argumentos que conduzem a identificação de uma tendência nacional e mundial da atividade policial.

atividade policial alcança maior semelhança com a estrutura e função dos órgãos das sociedades contemporâneas. A atividade policial se organiza de forma modelar, fazendo eco à necessidade de disciplina da vida social e de garantia da ordem pública e de proteção individual e coletiva. Tudo, naturalmente, para que não houvesse perturbação do pleno domínio do imperador.

Durante a Idade Média, o poder esteve nas mãos dos senhores feudais e da Igreja Católica. Os senhores feudais tinham seus próprios exércitos para defesa de seus feudos e a Igreja como única fonte de controle social.

A Igreja católica usou seus fiéis como inquisidores para policiar os hereges, interrogá-los sob tortura e mandá-los posteriormente para a fogueira, caso não professassem os dogmas da Santa Igreja.

Posteriormente, com a queda do feudalismo e o início da Reforma, os reis começaram a ter em suas mãos um poder absoluto. Começava o despotismo, o Estado-Policial. As pessoas eram oprimidas pelo Estado para a manutenção do “status quo”. As liberdades individuais era

a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com