TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensoriamento Remoto Principios e Aplicações

Por:   •  3/11/2016  •  Resenha  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

CENTRO DE HUMANIDADE - CH

DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS - DEGEO

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

DICIPLINA: SENSORIAMENTO REMOTO

PROFESSOR: MÔNICA VIRNA

TURNO: MANHÃ

EDUARDO CARDOSO LIMA DA SILVA

SENSORIAMENTO REMOTO PRINCIPIOS

E APLICAÇÕES

EVLYN M. L. DE MORAES NOVO

CRATO – CE

MARÇO DE 2016

O texto utilizado e retirado do livro que tem por nome SENSORIAMENTO REMOTO princípios e aplicações da autora Evlyn M. L. de Moraes Novo, sendo este ultizado apenas o 1º capitulo onde, ela vai fazer uma abordagem sobre o que é, a origem e evolução do sensoriamento remoto, tendo este uma linguagem bem acessível e de fácil compreensão.

No início deste capitulo é tratado sobre o que é sensoriamento remoto, sendo que que é dito existem várias definições, uma delas é a de Charles Elachi, que define á como “a aquisição de informações sobre um objeto sem que se entre em contato físico com ele”. Como essa definição e muito ampla Elachi qualifica o modo pelo qual a informação é adquirida, ou seja, essas informações são a partir da detecção e mensuração das mudanças que um determinado objeto impõe aos campos de força que a circundam, sejam estes campos eletromagnéticos, acústicos ou potenciais.

Apesar de termos sensores de ondas acústicas e de ondas sísmicas, a definição de sensoriamento remoto a ser adotada no contexto da tecnologia espacial, se limita a utilização de sensores que medem alterações sofridas no campo eletromagnético. Atualmente alguns autores tem tentado restringir mais ainda a definição de sensoriamento remoto, então a nova definição ficara sendo “a utilização conjunta de sensores” equipamentos para processamento de dados equipamentos de transmissão de dados colocados a bordo de aeronaves, espaçonaves, ou outras plataformas, com o objetivo de estudar eventos fenômenos e processos que ocorrem na superfície da terra a partir do registro e da análise das interpretações entre a radiação eletromagnética e as substancias que o compõem em suas mais diversas manifestações.

Na segunda parte do texto que fala sobre a origem e evolução do sensoriamento remoto, sendo que este se deu a partir do desenvolvimento dos sensores fotográficos e ao uso para atividades de defesa e reconhecimento do terreno, visão esta adotada pela ASP, que produziu um manual onde dividia a história do sensoriamento em dois períodos: o período de 1860 a 1960 no qual o sensoriamento remoto era baseado na utilização de fotografias aéreas, e o período de 1960 até os nossos dias de hoje, caracterizado pela multiplicidade de sistemas e sensores.

Independentemente das tendências atuais, o desenvolvimento inicial do sensoriamento remoto e a pesquisa cientificamente ligado ao desenvolvimento da fotografia e a pesquisa espacial. As fotografias aéreas foram o primeiro método de sensoriamento a ser usado, tanto é assem, que a fotogrametria e a foto interpretação são termos anteriores a de sensoriamento remoto. Para se ter ideia a primeira fotografia que se tem notícia foi obtida por Daguerrre e Niepce em 1839, e já em 1840 seu uso estava sendo recomendado para levantamentos topográficos. O desenvolvimento nessa área foi tão rápido que em 1858 o corpo deengenharia da França estava utilizando a partir de balões para ao mapeamento topográfico. As primeiras fotografias aéreas forma tomadas em 1909 pelos irmãos Wright sobre o território Italiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com