TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços No Contexto Economico

Trabalho Universitário: Serviços No Contexto Economico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

O setor terciário responde atualmente por 68,5% do PIB brasileiro e por 78,4% dos empregos formais no país. Apesar de o comércio de bens ser preponderante na balança comercial, a participação do setor de serviços tem aumentado gradativamente nos últimos anos. O período de 2008 a 2012 registrou um aumento de 32,3% das exportações brasileiras em serviços, o que ampliou a participação de serviços de 12,7% para 13,5% do total das exportações brasileiras.

O setor de serviços amplia cada vez mais sua participação no comércio internacional. A constante expansão do número de usuários, da base de cobertura e da velocidade de transmissão de dados pela internet tem impacto direto na oferta e demanda de serviços, bem como nas áreas relacionadas à Tecnologia da Informação – pilar para o comércio de outros serviços. Informações globalmente disponíveis fortalecem o reconhecimento das marcas, cada vez mais globais. Modais de transporte, cada dia mais integrados e sofisticados, sejam em meio físico ou virtual, rompem a barreira entre compradores e vendedores, tornando o preparo e o olhar atento do prestador de serviço para o comércio internacional uma questão de sobrevivência. Todos esses aspectos, além do fluxo constante e crescente de pessoas entre os diversos países, são pilares que tornam os serviços cada vez mais transacionáveis no comércio exterior. Serviços relacionados ao turismo, audiovisual, entretenimento, consultoria, software, transporte de cargas e passageiros, só para citar alguns, são comercializados isoladamente, ou em conjunto com a venda de bens e, segundo dados da Organização Mundial do Comércio, as exportações mundiais de serviços comerciais (excluindo-se os serviços governamentais) foram responsáveis por U$ 4,62 trilhões, um aumento de 5,5% em relação a 2012. Além disso, de 2003 a 2013, houve um crescimento de 150% dessas exportações mundiais de serviços.

1. Tecnologia da informação

É todo e qualquer dispositivo que tenha capacidade para tratar dados e ou informações tanto de forma sistêmica como esporádica, que esteja aplicado no produto que esteja aplicado no processo.

Conjunto de componentes Inter – relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informação com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em empresas e outras organizações.

2 Tecnologia da Informação

O mundo tem testemunhado diversas transformações em seus conceitos de atendimento e satisfação ao cliente. As mudanças e evoluções na economia e nos mercados têm provocado turbulências acentuadas. Bretzke (2000, p. 24), afirma que: “Hoje os clientes aprenderam a ser menos tolerantes com as empresas que não os reconhecem, usando as informações disponíveis no banco de dados, para facilitar o relacionamento”.

Desta forma, a TI passa a ser decisiva no fracasso ou sucesso de uma empresa, contribuindo para que ela possa ser mais forte, ágil e flexível frente ao mercado, invés de ficar a sua mercê.

Tecnologia da informação é área do conhecimento que utiliza tecnologias como máquinas, computadores, sistemas de informação, a fim de criar, organizar e analisar informações, colaborando para melhor gerenciamento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com