TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Solar

Trabalho Universitário: Sistema Solar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

Formação do Sistema Solar

O sistema solar é um conjunto de corpos celestes que se encontram em um mesmo campo gravídico. Os corpos celestes acima citados são os planetas, as estrelas, o sol, os asteróides, os cometas, os meteoróides (meteoritos).

Sol

O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteróides, cometas e poeira, bem todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. O Sol é responsável por 99,86% da massa do Sistema Solar.

O Sol possui uma massa 332 900 vezes maior que a da Terra, e, em seu interior caberiam 1,3 milhões de Terras. A camada externa visível do Sol é chamada fotosfera, e tem uma temperatura de 6.000°C. Esta camada tem uma aparência turbulenta devido às erupções energéticas que lá ocorrem.

A distância da Terra ao Sol é de cerca de 150 milhões de km e a luz solar demora aproximadamente 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

A energia do Sol é responsável pelos fenômenos meteorológicos e pelo clima na Terra, bem como a manutenção da vida de todos os seres vivos que habitam nosso planeta.

O Sol é composto basicamente de hidrogênio (74% de sua massa, ou 92% de seu volume) e hélio (24% da massa solar, 7% do volume solar), conta também com traços de outros elementos, incluindo ferro, níquel, oxigênio, silício, enxofre, magnésio, cálcio e cromo.

Existem várias teorias que tentam explicar a origem do Sistema Solar, porém a mais aceita diz que a formação do sistema se deu através de uma grande nuvem formada por gases e poeira cósmica que em algum momento começou a se contrair acumulando matéria e energia originando o Sol.

Em torno do sol os planetas realizam sua órbita de forma elíptica cada qual com suas próprias características como, por exemplo, tamanho, massa, densidade e gravidade. Os planetas que se encontram mais próximos do sol possuem composição sólida enquanto os planetas menos próximos possuem composição gasosa.

Dentre os outros corpos celestes, os asteróides são menores que os planetas e são compostos por minerais não voláteis. Os cometas são compostos por gelos voláteis que se estendem pelo núcleo, cabeleira e cauda. Meteoróides são compostos por minúsculas partículas que ao chegarem ao solo, caso aconteça, chamam-se meteorito. O Sistema Solar está contido na Via Láctea, que ainda abriga cerca de 200 bilhões de estrelas.

Os planetas

Os planetas nele existente são classificados em planetas terrestres, caracterizados por sua densidade, tamanho e pela localização próxima ao sol sendo eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Os planetas gasosos caracterizados pela leveza, tamanho, quantidade de satélites, anéis e pela localização nas regiões mais externas ao sol sendo eles: Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (planeta-anão), lembrando que o sol não se localiza no centro das órbitas e por este motivo é próximo de alguns planetas bem como é distante de outros.

A Terra encontra-se a uma distância do Sol que permite manter temperaturas compatíveis com a vida, tal como nós a conhecemos. Os outros planetas do Sistema Solar ou são muito quentes, quando próximos do Sol, ou muito frios, quando muito afastados dele.

Uma diferença entre planeta e estrela é que as estrelas, que têm luz própria, são astros luminosos. Os planetas não têm luz própria, apenas refletem a luz recebida, portanto são astros iluminados.

Mercúrio

Sendo o menor planeta do sistema solar, Mercúrio localiza-se a 0,4 unidades astronômicas do Sol sendo o primeiro planeta do sistema solar em proximidade ao Sol, em sua superfície encontram-se átomos trazidos pelo vento e também observa-se alguns impactos de crateras e escarpas que de acordo com hipóteses dadas podem ter sido formadas no principio de sua existência na história e, em seu núcleo o ferro é o principal componente encontrado.

Vênus

Localizado a 0,7 unidades astronômicas do Sol, Vênus é o segundo planeta do sistema solar em proximidade ao Sol e possui aproximadamente o mesmo tamanho que a Terra, sendo considerado o planeta mais quente, atinge até 480ºC tem em sua superfície nuclear composto como o silicato e o núcleo é totalmente formado por ferro, portanto sua atmosfera é aproximadamente noventa vezes mais densa que a da Terra, sendo habitualmente impactado por erupções vulcânicas.

Terra

O terceiro planeta em proximidade ao Sol está localizado a 1,0 unidade astronômica, o planeta Terra é caracterizado como o único do sistema solar em toda a história de pesquisas astronômicas até hoje realizadas, onde se encontra vida. De acordo com análises realizadas, a Terra é composta por uma hidrosfera líquida, bem como possuidor de placas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com