TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema hidrografico

Por:   •  31/8/2015  •  Resenha  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  515 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Hidrográfico Tietê-Paraná

Transporte Hidroviário

As hidrovias são de grande importância para esse tipo de modal, visto que comparado aos demais modais, apresenta diversas vantagens, sendo a principal delas o custo de transporte. Além disso, possibilita o escoamento de um volume alto de carga, menor investimento e manutenção de vias. O Sistema Hidrográfico Tietê-Paraná foi alvo de um planejamento integrado, no qual o transporte foi considerado como elemento fundamental para o desenvolvimento das regiões que o cerca.

A hidrovia Tietê-Paraná é consolida como um sistema de transporte multimodal, pois está associada às malhas ferroviárias e rodoviárias, o transporte por essa hidrovia é bastante viável economicamente e possui grande importância na produção, escoamento e consumo dentro da realidade do Mercosul, as embarcações podem ser do tipo comboio empurra ou autopropelida, tendo como desvantagens a baixa velocidade, longas distância dos centros de produção, capacidade de transporte variável ao nível de água. Existem alguns projetos para melhoramento dessa hidrovia, visto suas vantagens como grande capacidade de transportes, frete mais baratos, custos variáveis, perdas e danos mais baixos em relação a outros modais. Com a seca alguns pontos de passagem das barcaças e barcos podem ser interrompidos por causa das pedras que aparecem no recuo da margem, outro impacto causado pela seca é diminuição da navegabilidade, a crise no setor energético tem direcionado a água para a produção de energia e não para navegação. Assim como acontece com as demais hidrovias brasileiras, a Tietê-Paraná também tem enfrentado dificuldades com licenciamento ambiental.

Apesar da hidrovia Tietê- Paraná ser uma das melhores do país ainda existem alguns gargalos como à falta de sinalização nos trechos de navegação, pontes com vãos estreitos, construção de novas eclusas, reforma das eclusas já existentes e calados rasos para as atuais barcaças.

Em relação ao restante do mundo que investem no transporte hidrográfico, no Brasil um país tão rico em rios e estamos desperdiçando a eficiência de usá-los por não fazemos pequenas obras de adequações bem como na hidrografia do Tietê-Paraná. Sendo necessário investimento para melhorar a infraestrutura da mesma, planejamento e estruturação de projetos bem qualificados, os nossos governantes deveriam priorizar o desenvolvimento das hidrovias, através de garantia de investimentos públicos nos rios (dragagem, retificação de rotas, construção de eclusas e balizamento) que viabilizem os corredores de transporte multimodal, tendo como resultando gastos e impactos ambientais menores. Esse investimento iria beneficiar a todos e alavancar o nosso setor econômico, ambiental, social e produtivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com