TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Energias Renováveis E A Segurança Energética No Brasil

Por:   •  17/5/2023  •  Artigo  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

Sobre energias renováveis e a segurança energética no Brasil.

O clima quente e úmido do Brasil há séculos vem favorecendo a precipitação abundante na maior parte de seu território, colaborando para a formação de grandes rios com potencial hidrelétrico inestimável.

Devido a abundância de água, o principal modo de produção energética do país é a “hidrelétrica”, fazendo com que o Brasil seja um dos países com a produção de energia mais limpa e renovável do mundo, mas esse cenário pode mudar se não desenvolvermos uma boa gestão deste recurso natural, pois os problemas climáticos advindos do aquecimento global têm causado ao país a perda de seus mananciais de forma acelerada, colaborando com o agravamento da crise hídrica.

O consumo desmedido e o desperdício de energia por parte dos consumidores, sejam eles, indústria, comércio ou residências tem sobrecarregado o sistema demandando um reforço na produção, sendo usadas para tal fim as termelétricas que utilizam combustível fóssil para produzir energia, que não é renovável nem limpa, o que encarece a produção e ainda contribui para o aquecimento global.

Outro fator preocupante relacionado a produção de energia é o aumento do valor da tarifa, estratégia usada pelo governo como forma de forçar a redução do consumo pela população o que não tem apresentado resultado satisfatório, elevando e muito o risco de racionamento.

Levando em consideração que o Brasil é um país tropical que possui “sol” o ano inteiro e que o seu litoral extenso possui grande potencial eólico, a energia solar e eólica ambas oriundas destes recursos naturais renováveis, poderiam compor uma matriz energética renovável e limpa se somadas às hidrelétricas.

Com investimentos na exploração destes recursos de modo a evitar a utilização da termelétrica e considerando para cada região o seu melhor recurso, poderíamos atingir uma produção mais limpa e sem risco de desabastecimento, através de um sistema interligado de distribuição de energia em que uma fonte supriria a baixa demanda da outra em caso de necessidade.

Referências:

 < https://gife.org.br/crise-hidrica-brasil-ja-perdeu-um-nordeste-e-meio-de-agua/> acesso em 18 de novembro,2021.

<https://jornal.usp.br/atualidades/falta-de-agua-provocou-a-dolarizacao-da-energia-eletrica-no-brasil/ > acesso em 18 de novembro, 2021.

< https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/matriz-energetica-brasileira.htm > acesso em 22 de novembro,2021.

< https://www.verdeghaia.com.br/gestao-de-energia-matriz-energetica/ > acesso em 22 de novembro, 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com