TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre Ppp

Artigos Científicos: Sobre Ppp. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

A SEGUNDA ESCOLHA: VESTIBULAR E FACULDADE

No final do ensino médio veio a dúvida: o que quero ser? Que profissão quero exercer? Quais os meus objetivos de vida? Era cedo demais para decidir, era preciso escolher entre pagar uma faculdade e morar perto de casa ou tentar uma federal e ficar longe de todos. Fiz exame vocacional e o resultado demonstrou fortes tendências para área da saúde ou social. Prestei vestibular na Unisinos para Engenharia de Alimentos em 1998, aprovei e fiz dois semestres. Decepcionei-me, não me encontrei, não conseguia pagar mais que três disciplinas por semestre, não conseguia bolsa de estudos e resolvi que precisava mudar de curso, um curso que houvesse mais interação com as pessoas e com o meio ambiente e ao mesmo tempo que fosse financeiramente mais viável.

Em 1999 troquei para o curso de Biologia. Amei o curso, muito prático e interativo, os colegas eram todos muito participativos e festeiros.Havia muitas saídas a campo para exploração e pesquisa. Essas saídas eram sempre muito divertidas, apesar de muitas vezes nos depararmos com situações complicadas como: tomar banho em açudes gelados por não ter banheiros suficientes, ter que dormir ao relento em sacos de dormir por não ter alojamento para todos, ter que comer tarde, acordar cedo, fazer coletas na mata durante a madrugada, pegar chuvas torrenciais e pegar uma gripe daquelas, passar uma semana inteira coçando e tomando cortisona para curar a alergia da aroeira brava (Ver figuras 5 e 6 em anexo).

Quanto aos professores, como em toda instituição, havia educadores exemplos tanto em didática quanto em conhecimento e havia outros que simplesmente não tinham nenhum compromisso com os profissionais que estavam formando. Alguns possuíam um vasto conhecimento na área da pesquisa científica, porém não possuíam o mínimo de didática, enquanto que outros se restringiam a manipular material e livros defasados.

O período da faculdade foi muito promissor, porém não tanto quanto eu gostaria. Muitos colegas tiveram a oportunidade de realizar estágios nos diversos campos de pesquisa da universidade, enquanto que por restrição de tempo, devido à necessidade de trabalhar, tive pouco contato com a pesquisa científica, me restringindo aos estágios obrigatórios e as disciplinas curriculares. Lembro-me que muitas vezes acordava às 4:00 horas da manhã, tomava banho, tomava café, estudava até de manhã e ia trabalhar.

No sexto semestre do curso fui convidada a lecionar numa escola estadual com contrato emergencial. Eu continuava a trabalhar no escritório pela manhã, ia às aulas à tarde e algumas noites. E outras eu lecionava.

Por ser curso de licenciatura, nos últimos semestres iniciaram-se as disciplinas de Práticas Docentes e os respectivos estágios. O meu primeiro estágio foi numa 6º série, na mesma escola em que eu lecionava à noite. Essa turma foi meu primeiro contato com adolescentes e não foi muito promissor. A turma era bem diversificada quanto à idade e classe social e era constituída por muitos repetentes. Eles não tinham sossego, eu passava três períodos diretos com eles gritando e tentando fazer-me ouvir. As aulas de ciências nessa turma me deixavam frustrada e desanimada. Meu segundo estágio foi no ensino médio, em uma turma em que lecionava Biologia. Por ser uma turma que já conhecia eu não tive grandes dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com