TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Meio Ambiente

Ensaios: Sociedade E Meio Ambiente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  4.179 Palavras (17 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 17

SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

Jivanilda Oliveira Da Cruz

RESUMO

Este artigo vem expor as consequências da ação do homem no meio ambiente que são causadas principalmente pela industrialização, o êxodo rural, a mecanização da agricultura, o uso de agrotóxicos dentre outros que causam impactos muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente. A base econômica capitalista a qual vivemos propõe um mercado que consome em larga escala e logo o desgaste ambiental é muito maior sem falarmos que ao mesmo tempo em que produzimos inovações tecnológicas descartamos as que para nós não servimos então a proporção com que se retira e se descarta é muito maior em relação à regeneração do meio, o que gera um desequilíbrio enorme e por vezes nos esquecemos de que somos inteiramente dependentes da natureza e dos seus recursos por eles serem indispensáveis à vida. Desta maneira o capitalismo consumista vem dominando há décadas, mas em meados do século XX surgem correntes ideológico embasadas por pesquisas que propõem soluções e um novo meio econômico; trazendo há tona algo que revolucionou o modo de pensar e agir da população o desenvolvimento sustentável.

PALAVRAS – CHAVE: Relação homem – natureza; modernização da produção e desenvolvimento sustentável.

INTRODUÇÃO

O presente artigo vem mostrar a relação do homem com o meio ambiente, como a modernização e a implantação do capitalismo causaram danos irreversíveis a nosso planeta e como o desenvolvimento sustentável pode ser a chave para tantos a reversão de diversos danos.

A degradação ambiental acontece em nosso planeta desde nossos ancestrais, afinal qualquer ação do homem é evasiva ao meio ambiente. Esses pequenos impactos vão se reunindo e formam uma grande crise ambiental e da escassez de muitos recursos naturais, mas tais ações foram ampliadas com a modernização dos meios de produção e principalmente a instalação do sistema comercial chamado capitalismo no qual o consumo é incentivado em larga escala e para garantir tais avanços nos meios de produção às matérias primas advindas da natureza são usadas indiscriminadamente.

Os seres humanos mantém uma relação de total desequilíbrio com o meio ambiente, pois retiram mais da natureza do que ela é capaz de produzir e se descartam mais do que a natureza é capaz de absorver, desta maneira a sociedade como um todo é penalizada com as grandes catástrofes causadoras de destruições e calamidades por todo o globo sem falar na fome, nas doenças dentre outros que acarretam mais degradação e o ciclo de abuso ao meio ambiente se torna vicioso geração após geração continuam a explorar e modificar o meio em que vivem.

Então em meados do século XX surgem os encontros entre as nações mundiais parta tentar solucionar os problemas ambientais pelo mundo, pois a sociedade encontrar de fato uma solução que reduza os impactos ambientais e conserve os bens e recursos naturais, é possível sim ter avanços tecnológicos sem abusar da natureza o que precisamos é encontrar o nosso verdadeiro lugar nessa cadeia ou nesse ciclo.

Por vezes não nos reconhecemos como causadores de tantas misérias por nos colocarmos em um patamar superior e esquecemos de que há uma interdependência entre o homem e a natureza e tal dependência é mais humana, que da natureza necessitamos quebrar paradigmas para enxergarmos o quanto somos vulneráveis.

MODERNIZAÇÃO DA SOCIEDADE

Falar em modernização é abranger um leque muito grande de aspectos dentro de uma sociedade como a política, econômica ou social. A modernização pode acontecer de maneira coordenada, ou seja, todos os fatores listados acima juntos ou mesmo de maneira isolada. A modernização é um processo continuou de mudança e evolução por tanto a sociedade vem se moldado desde os primórdios até os dias atuais e a cada dia, a cada minuto esta sofre alguma modificação, coisas que hoje não fazem sentido amanhã pode ser a cura de um mal que destrói vidas e vise e versa.

Processo de transformação centrado na esfera econômica e articulado com outras esferas, nomeadamente a política e a ideológica, que tem por objetivo desenvolver um determinado Estado, região ou até empresa, tendo em vista o incremento da produção de bens e serviços e a construção de infraestruturas diversificadas: de produção, de habitação, de comunicação, de saúde e outras.

As transformações sócias não ocorreram de maneira tão rápida como quanto ocorre hoje, por anos a sociedade pouco evoluiu, mas em meados do século XVII com a implantação das primeiras fabricas o ritmo de mudança tornou-se frenético e tal ritmo ocorre ate os dias atuais.

Antes das fábricas os artesões fabricavam seus produtos e vendiam depois uma minoria começou a ver que poderiam pagar para tais artesões trabalharem em pontos diferentes dos burgos e passar os lucros para os mesmo, estes comerciantes davam para os artesões matéria primas e a produção era paga por objeto produzido e vendido. Depois começaram a juntar os artesões em galpões e produzirem todos ali com horas de trabalho escravo e com pagamento que mal dava pra sustentar a casa, por este motivo as mulheres e crianças eram obrigados a trabalhar com o intuito de sobrevivência, surge ai dois grupos bastante distintos os burgueses detentores do capital e o proletariado, mão de obra escravizada.

O produto deixa de ser fruto direto do produtor individual para converter-se em produto social, em produto comum de um operário coletivo; isto é, de um pessoal trabalhador combinado, cujos membros intervêm mais ou menos diretamente no manejo dos objetos sobre o qual se exerce o trabalho. Agora, para trabalhar produtivamente já não é necessária uma intervenção manual direta no trabalho; basta ser órgão do operário coletivo, executar qualquer das funções desdobradas. (AGOSTI, 1970, p. 49).

O surgimento da manufatura indicou para a sociedade da época um avanço ilusório, uma expectativa de mudanças inexistentes o que propiciou o êxodo rural causado um inchaço das cidades e grande massa de mão obra tal fato causa o barateamento do trabalho consequentemente vem o desemprego e a necessidade de sobreviver tornando a exploração da mão obra muito mais viável e o enriquecimento dos burguês muito mais rápido, pois a produção em larga escala associada com a globalização propiciaram o crescimento do mercado e por sua vez a demanda por produtos. Até o ano de 1750

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com