TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Socioeconomia

Pesquisas Acadêmicas: Socioeconomia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1

Na evolução do sistema internacional percebe-se a formação de hegemonias de um país ou um grupo de países. Aborde a passagem da hegemonia da Inglaterra para a dos Estados Unidos da América, apontando 2 (duas) principais dimensões deste período que auxiliaram a queda da Inglaterra e/ou a ascensão dos Estados Unidos. (4,0 pontos)

Os Estados, na busca de manutenção de suas capacidades, veem no Sistema Internacional, a oportunidade pela relação com outros. Pois estes saíram do modo de produção feudalista para o capitalismo. O sistema capitalista tem um padrão de ocorrência de revoluções industriais, e a cada revolução, um grupo de estados ou um estado que a lidera.

A Inglaterra por ser o primeiro país a se industrializar, foi o berço do capitalismo. Era um país maduro em desenvolvimento.

Porém com a segunda revolução industrial, um outro país começou a se destacar, os Estados Unidos da América. A multiplicação do fordismo e taylorismo como técnicas de produção, significou a passagem da hegemonia da Inglaterra para os Estados Unidos da América.

Com isso houve uma crescente concorrência internacional, que caracteriza o processo de reestruturação econômica.

Porem a Inglaterra por já ser madura, não consegue mais retomar o crescimento, e com isso não consegue mais competir com o rival. Os EUA eram líderes de tecnologia e produção: Reinava supremo e o poder militar era infinitamente superior.

Questão 2 – Fórum Avaliativo

A ONU é patrocinadora do projeto Objetivos do Milênio, lançado em 2000 para diminuir as principais mazelas no mundo a partir de 8 principais objetivos. Neste sentido, eleja dois Estados/países e, a partir de uma pesquisa na rede de computadores, aponte os resultados QUANTITATIVOS e QUALITATIVOS de ao menos dois destes objetivos. Faça a comparação histórico-temporal, incluindo como o Estado/país estava em 2000 e como está nos dias atuais, respeitando a existência mais atual de dados (Caso não encontre dados referentes ao ano 2000 em específico, procure apontar dados de dois períodos distintos de forma que seja possível estabelecer esta comparação histórico-temporal). Seu texto deve ter de 20 a 30 linhas, citar as referências utilizadas para coletar as informações e ser publicado na ferramenta Fórum. Os sítios da própria ONU e das embaixadas dos Estados são fontes importantes para consulta. (6,0 pontos)

Brasil, que em 2000 tinha bons indicadores, porém havia muitos desafios a serem vencidos. Até os dias atuais o Brasil conseguiu atingir a meta da ONU, nos objetivos 1º e 3º, propostos nos Objetivos do Milênio. Nos demais objetivos, percebe-se mudanças qualitativas, por exemplo, no Objetivo 4º (Reduzir a mortalidade infantil), a taxa de mortalidade das crianças abaixo de cinco anos apresentou queda de 65% entre 1990 e 2010. Um relevante índice. Porém o Brasil ainda é um país emergente, e continua lutando para melhorar sua condição perante esses objetivos, que são de suma importância. O objetivo que o Brasil tem mais dificuldade de atingir é o 5º, que se refere à melhor saúde das gestantes. Segundo estimativas da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a razão da mortalidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com