TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM-TCA

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ALUNO: 1085086 - SIMONE ALVES DOS SANTOS

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM-TCA

TEÓFILO OTONI - MG

NOVEMBRO/2014

SIMONE ALVES DOS SANTOS

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

CURSO: GEOGRAFIA

TURMA: 3   ETAPA:1

ALUNO: 1085086 - SIMONE ALVES DOS SANTOS

POLO: 
(31) TEÓFILO OTONI (MG)

NÚCLEO: 
(1) TEÓFILO OTONI (MG)

PROFESSOR-TUTOR: 13641 - VAGNER LIMIRO COELHO

PRECEPTOR: 
(14783) CARMEN MARIA

TEÓFILO OTONI - MG

NOVEMBRO/2014

Agradecimentos

Agradeço a Deus que nos deu a vida e está sempre presente em nossos caminhos e pela oportunidade de estar cursando esta faculdade.

A minha família e amigos  pelo apoio.

Aos meus colegas, pelo companheirismo, pela troca de conhecimentos com a qual venho evoluindo.

Aos professores e nossa preceptora Carmen Maria pela ajuda na descoberta de vários saberes.

Sumário

APRESENTAÇÃO2

INTRODUÇÃO3

1.A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO 4

 1.1 O Método científico e sua aplicação na ciência geográfica 4

2.AMBIENTE, TERRA E VIDA 4

 2.1 Rochas e formas de relevo 4

3.TEMPO E ESPAÇO GEOGRAFICO 5

3.1 Feudalismo: poder e sociedade 6

4.LINGUAGENS E REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS 6

4.1 Introdução à cartografia: origem, conceitos, orientação cartográfica 6

5.ESCOLA E SOCIEDADE I 6

5.1Tendências teóricas e concepções de educação 6

5.2 Visão de mundo e paradigma educacional 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS:8

REFERÊNCIAS10

Apresentação

Meu nome é Simone Alves Dos Santos, nasci e moro em Caraí - MG. Na minha casa só tem professoras, formadas e estudantes e apesar da área da educação ser cheia de barreiras e dificuldades é ao mesmo tempo mágico e encorajador. Sempre gostei desde o primário, profissão essa sonhada quando criança. As vezes se torna cansativo, estressante, pois é uma busca constante de conhecimento. E quando chega a hora de transmitir dentro de uma sala de aula, o desinteresse da maioria das vezes, se torna uma decepção frustrante. Mas certas profissões são espécies de super-heróis, tem objetivo e principalmente na educação é de transformação de uma sociedade, começando por cada aluno. Estou muito realizada em estar cursando Letras, apesar das estranhezas em alguns assuntos que começam a aprofundar é enriquecedor. O Inglês que nos molda á cada dia, a Literatura nas suas diversidades ampliam nossos conhecimentos e a Escola e Sociedade vem inovando sempre as metodologias de ensino, estou a cada período mais empolgada!

Introdução

Graduação, um sonho tão antigo, sem perder o fio, a tessitura a alegria, o comprometimento com a educação sempre e o ânimo para os estudos.

O curso é muito bom, mas um pouco apertado, onde requer muito do aluno (a), se não fica pra trás e não consegue acompanhar os conteúdos. Os colegas nos encontros presenciais se ajudam, recebendo e dando informações vitais para o sucesso do curso (análises e reflexões), pois o conteúdo para ser passado é muito grande, e assim o professor tem mais tempo para tirar dúvidas das matérias em sala de aula.

Dificuldades Sempre terão, virão, tentará de todas as formas derrubarem a meta, o objetivo, o sonho, a missão. Mas persiste a força e vontade de vencer, de aprender cada vez mais, quebrar paradigmas, vencer obstáculos.


  1. A CONSTRUÇAO DO CONHECIMENTO GEOGRAFICO

1.1 O Método científico e sua aplicação na ciência geográfica

Em seu processo evolutivo, a geografia sempre esteve ligada a bases filosóficas, que orientaram a organização teórico-metodológica na sua consolidação como ciência. Através desse tema fui descobrindo que toda ciência se embasa em um pensamento filosófico, em uma concepção de vida e de mundo e que toda ciência visa ou, pelo menos deveria visar, ao bem-estar social da maioria da humanidade. Passando pelos pressupostos da sistematização geográfica dizia respeito ao conhecimento efetivo da extensão real do planeta, sobretudo pelo interesse da Europa em expandir seu domínio. O segundo pressuposto era a criação de um arquivo sobre os dados descritivos dos vários lugares da terra, o que permitiria realizar comparações. O terceiro apoiava-se no desenvolvimento da cartografia, muito utilizado pelos geógrafos. Era muito útil para as navegações e deveria ser aperfeiçoada para favorecer as grandes expedições. Os filosóficos e metodológicos, a sistematização da geografia apoiava-se na interpretação e explicação abrangentes do mundo, que a filosofia realizava. Outra fonte de sistematização geográfica refere-se aos pensadores políticos e iluministas, como Rousseau e Montesquieu. Os trabalhos desenvolvidos pela economia política também atuaram na valorização dos temas geográficos. Essa disciplina foi responsável pelas primeiras análises sistemáticas dos fenômenos da vida social. As teorias do evolucionismo vão dar o acabamento final ás bases filosóficas e metodológicas da investigação geográfica. Os expoentes do evolucionismo são Darwin, Lamarck e Haeckel.

A partir dessas bases filosóficas é que a sistematização da geografia se apoiou. A emancipação da geografia como ciência, na Europa, foi, na verdade, um instrumento da etapa final de desenvolvimento e consolidação do capitalismo em determinados países europeus. Os expoentes da ciência geografia na Europa foram Alexander Von Humboldt e Carl Ritter. Em 1845 Humboldt publicou o primeiro volume do livro denominado Cosmos, de cunho estritamente geográfico, inaugurando, então, a emancipação da geografia como ciência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (173.5 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com