TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de aprendizagem

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE UBERABA

DELIMARA PENA BARCELOS

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM IV

CARIACICA

2014

PROJETO EDUCACIONAL

TEMA: Horta Orgânica

TÍTULO: Minhocário

IDENTIFICAÇÃO: Série: 6º ao 8º ano do ensino fundamental

Faixa Etária: 11 a 14 anos

Duração: 12 meses

Responsáveis: professores e equipe pedagógica administrativa

INTRODUÇÃO:

O Projeto Horta Orgânica, não se destina apenas ao plantio de sementes de hortaliças, mas também ao plantio e cultivo da semente de um futuro mais promissor para o nosso planeta.

Após a construção do minhocário os alunos irão apresentar à comunidade escolar, ensinando tudo que aprenderem sobre o funcionamento, e sobre a importância das minhocas e da produção de adubo orgânico para horta escolar.

JUSTIFICATIVA E OBJETIVO:

O projeto vai assumir um caráter inovador em vários sentidos. A horta tem sido utilizada como centro e ponto de partida das aprendizagens exigidas aos alunos na interface das várias áreas disciplinares, e não como uma mera extensão das atividades. Desta forma, a criação e manutenção da horta, proporcionou a sua aplicação à língua Portuguesa, na confecção de relatórios de atividades na horta, á matemática, na confecção de planilhas e na elaboração das receitas culinárias, e às expressões artísticas, por meio de desenhos.

Por outro lado, o projeto vai abordar de maneira global e integrada questões relativas ao ambiente e á saúde, em vários níveis de ensino. O cuidado com a horta tem contribuído para a conscientização da importância da alimentação saudável, principalmente porque hoje as crianças têm fácil acesso a alimentos industrializados e gordurosos, e em alguns nem sequer experimentam vegetais. O plantio, o cuidado, o acompanhamento de cada etapa do desenvolvimento incentivará a ingestão de alimentos frescos e auxiliará no aprendizado da importância que um prato colorido tem para nossa saúde. Uma nova relação com o meio ambiente, sensibilizando para práticas ambientais equilibradoras e de sustentabilidade, desenvolvimento do sentimento de partilha e colaboração, sentido de organização no espaço e no tempo, melhoria dos hábitos alimentares, despertar para uma atitude empreendedora, oportunidade de reflexões desejáveis nos indivíduos sobre a sustentabilidade e a saúde.

MEDOTODOLOGIA:

* Importância do reaproveitamento do lixo orgânico;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com